Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Polonia, Ana da Costa | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Tilla Stéfani Evangelista de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tilla Stéfani Evangelista de. Representações sociais da repetência. 2011. xii, 96 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | É importante estudar as representações sociais com ênfase na repetência para que se possa compreender a percepção dos atores educacionais sobre as causas e consequências do chamado fracasso escolar. Para tal finalidade, esta investigação se baseia na Teoria das Representações Sociais de Sérge Moscovici para analisar e refletir sobre a repetência. Participaram da pesquisa, duas escolas públicas situadas no Gama (DF), contando com a colaboração de 34 alunos repetentes e não repetentes, 15 familiares ou responsáveis por este grupo de alunos, além de seis professores (matemática e português). Para coletar os dados foram aplicados dois questionários, um de evocação livre para os alunos e familiares, e um questionário para os professores. Os resultados desta pesquisa mostraram que os „alunos repetentes‟ baseiam suas representações acerca do tema a partir das próprias experiências vividas. Para os „alunos não repetentes‟, as representações são elaboradas por suas experiências como aluno, na observação dos alunos que já passaram pelo processo e em parte pela influência do discurso de outras pessoas, como a família e comunidade que a escola está inserida. Os „responsáveis dos alunos repetentes‟ formulam suas representações a partir da vivência dos filhos e por influência das próprias experiências escolares. As representações para os „responsáveis de alunos não repetentes‟ foram mais expressivas nas categorias relacionadas ao aluno e seus familiares, mostrando que a experiência como pais e o sucesso escolar dos filhos influencia na percepção sobre o tema. Dos professores pesquisados, o grupo se divide no tocante a política de aprovação e reprovação dos alunos, adotada pela secretaria de educação, inclusive reconhece que a repetência desmotiva os alunos, procurando alternativas pedagógicas para ela. Assim, se conclui que a repetência é convalidada nas respostas de todos os atores investigados, como sendo algo ruim, mas, inevitável porque é necessária ao sistema escolar, na medida em que proporciona, por um lado, o castigo e a condição de „moldar‟ os maus alunos e, por outro, uma fonte de aprendizagem, oportunizada pela „segunda vez‟. Enfim, as representações da repetência retratam as práticas, os discursos, e a forma que ela é avaliada e reforçada pelo sistema escolar e a comunidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Representações sociais | en |
dc.subject.keyword | Fracasso escolar | en |
dc.subject.keyword | Repetência | en |
dc.title | Representações sociais da repetência | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-21T12:23:32Z | - |
dc.date.available | 2012-03-21T12:23:32Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-21T12:23:32Z | - |
dc.date.submitted | 2011-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3191 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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