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Título: A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em processo de alfabetização : o lúdico como recurso para a aprendizagem
Autor(es): Freire, Patricia de Oliveira
Orientador(es): Castro, Carla Castelar Queiroz de
Assunto: Inclusão social
Educação inclusiva
Atividades lúdicas
Alfabetização
Data de apresentação: 13-Dez-2011
Data de publicação: 21-Mar-2012
Referência: FREIRE, Patricia de Oliveira. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em processo de alfabetização: o lúdico como recurso para a aprendizagem. 2011. 11 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo, cujo tema de investigação tem como título A inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais em processo de alfabetização: o lúdico como recurso para a aprendizagem. Foi estabelecido como objetivo geral analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em salas inclusivas de alfabetização, atual 1º ano do ensino fundamental considerando a lúdico como recurso facilitador dentre outros aspectos relacionados à aprendizagem. Foi desenvolvido o diálogo entre autores relacionados a cada subitem com a intenção de confirmação de uma relação entre os temas trabalhados e uma possível prática pedagógica que alcance os educandos em suas variadas necessidades objetivando uma aprendizagem significativa. A relação dos envolvidos neste processo se faz necessária para um diálogo e trabalho contínuo. O lúdico se faz necessário para alcançar uma aprendizagem significativa para os alunos com necessidades educacionais especiais e os demais alunos por ser a forma mais prazerosa de aprender e desenvolver uma relação teoria/prática no cotidiano de sala de aula em processo de alfabetização. O brincar é necessidade primária do ser humano tornando-se indispensável sua pratica na escola como fator que facilita a aprendizagem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is characterized as a qualitative study, whose research topic is entitled The inclusion of children with special educational needs in literacy process: the playful as a resource for learning. It was established as a general objective to analyze how the process of inclusion of students with special educational needs in inclusive classrooms literacy, currently a first year of basic education, considering the playful as a resource facilitator and other aspects related to learning. It was developed dialogue between authors related to each subtopic, with the intention of confirming a relationship between the themes discussed and a pedagogical practice that can reach learners in their diverse needs, aiming at a significant learning. The relationship of those involved in this process is necessary for a dialogue and work in progress. The playfulis necessary to achieve a meaningful learning for students with special educational needs and other students to be the most enjoyable to learn, and develop a theory/practice relationship in the daily classroom literacy process. The play is primary need of human, becoming essential practice in the school as a factor that facilitates learning.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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