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Título: Insânia, ou como aprender Álvares de Azevedo jogando RPG
Outros títulos: Insânia, or how to learn Álvares de Azevedo by playing an RPG
Autor(es): Burity, Arthur
Orientador(es): Biserra, William Alves
Assunto: Role Playing Game (RPG)
Literatura brasileira
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 13-Set-2022
Referência: BURITY, Arthur. Insânia, ou como aprender Álvares de Azevedo jogando RPG. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O jogo Insânia foi criado a partir das obras e temáticas de Álvares de Azevedo. O presente artigo busca apresentar este jogo como uma proposta de ensino de Literatura, especificamente da segunda fase do Romantismo no Brasil. Para tal, primeiro apresentaremos a relevância de Álvares como principal representante desse movimento, em seguida demonstrando quais fundamentos teóricos utilizamos para criar o jogo. Por fim, baseados na crítica especializada de CANDIDO(2000 e 1989), BOSI(1975)e diversos estudos envolvendo Literatura, ensino e RPG, vamos embasar as decisões tomadas ao criar o jogo Insânia para então avaliar o seu potencial didático por meio de metodologias ativas e protagonismo dos alunos.
Abstract: The game Insânia was created based onthe works and themes of Álvares de Azevedo. This article seeks to present this game as a proposal for teaching Literature, specifically the second phase of Romanticism in Brazil. To this end, we will first present the importance of Álvares as the main representative of this movement, then demonstrating which theoretical foundations we used to create the game. Finally, based on the specialized review of CANDIDO (2000 and1989), BOSI (1975) and several studies involving Literature, teaching and RPG, we will base the decisions made while creating the Insânia game and then evaluate its didactic potential through active methodologies and student protagonism.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2022.
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