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https://bdm.unb.br/handle/10483/3190
Título: | A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em processo de alfabetização : o lúdico como recurso para a aprendizagem |
Autor(es): | Freire, Patricia de Oliveira |
Orientador(es): | Castro, Carla Castelar Queiroz de |
Assunto: | Inclusão social Educação inclusiva Atividades lúdicas Alfabetização |
Data de apresentação: | 13-Dez-2011 |
Data de publicação: | 21-Mar-2012 |
Referência: | FREIRE, Patricia de Oliveira. A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais em processo de alfabetização: o lúdico como recurso para a aprendizagem. 2011. 11 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo, cujo tema de investigação tem como título A inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais em processo de alfabetização: o lúdico como recurso para a aprendizagem. Foi estabelecido como objetivo geral analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em salas inclusivas de alfabetização, atual 1º ano do ensino fundamental considerando a lúdico como recurso facilitador dentre outros aspectos relacionados à aprendizagem. Foi desenvolvido o diálogo entre autores relacionados a cada subitem com a intenção de confirmação de uma relação entre os temas trabalhados e uma possível prática pedagógica que alcance os educandos em suas variadas necessidades objetivando uma aprendizagem significativa. A relação dos envolvidos neste processo se faz necessária para um diálogo e trabalho contínuo. O lúdico se faz necessário para alcançar uma aprendizagem significativa para os alunos com necessidades educacionais especiais e os demais alunos por ser a forma mais prazerosa de aprender e desenvolver uma relação teoria/prática no cotidiano de sala de aula em processo de alfabetização. O brincar é necessidade primária do ser humano tornando-se indispensável sua pratica na escola como fator que facilita a aprendizagem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is characterized as a qualitative study, whose research topic is entitled The inclusion of children with special educational needs in literacy process: the playful as a resource for learning. It was established as a general objective to analyze how the process of inclusion of students with special educational needs in inclusive classrooms literacy, currently a first year of basic education, considering the playful as a resource facilitator and other aspects related to learning. It was developed dialogue between authors related to each subtopic, with the intention of confirming a relationship between the themes discussed and a pedagogical practice that can reach learners in their diverse needs, aiming at a significant learning. The relationship of those involved in this process is necessary for a dialogue and work in progress. The playfulis necessary to achieve a meaningful learning for students with special educational needs and other students to be the most enjoyable to learn, and develop a theory/practice relationship in the daily classroom literacy process. The play is primary need of human, becoming essential practice in the school as a factor that facilitates learning. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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