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Título: Estudo panorâmico sobre o refúgio na formação literária : literatura infantil e os desafios na formação multicultural
Autor(es): Silva, Andréia Lopes
Orientador(es): Silva, Ana Cláudia da
Assunto: Refugiados
Literatura infantil
Educação inclusiva
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 13-Set-2022
Referência: SILVA, Andréia Lopes. Estudo panorâmico sobre o refúgio na formação literária: literatura infantil e os desafios na formação multicultural. 2022. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Considerando-se a recente elevação no número da comunidade refugiada nas escolas públicas brasileiras, investiga-se sobre uma literatura infantil pensada para ser incluída em um currículo que promova a diversidade cultural e a integração dos refugiados no sistema educacional, bem como, busca-se identificar os desafios da abordagem do refúgio em sala de aula. Além disso, pretende-se averiguar o Diário de Anne Frank para classificá-lo como literatura de refúgio, considerando os traços na obra que evidenciem o relato da autora como refugiada. Por fim, o objetivo deste trabalho é analisar em que medida a presença ou ausência do instituto do refúgio em pauta nos debates das aulas de literatura afeta a integração das crianças migrantes à comunidade escolar, inclusive, discute-se transversalmente a importância da representatividade de crianças refugiadas na literatura infantil, uma vez que este grupo tem crescido rapidamente e ocupado as escolas públicas brasileiras.
Abstract: Considering the recent increase in the number of refugees in Brazilian public schools, we investigate children's literature designed to be included in a curriculum that promotes cultural diversity and the integration of refugees in the educational system, as well as seek to identify the challenges of addressing refugee issues in the classroom. In addition, we intend to investigate the Diary of Anne Frank to classify it as refugee literature, considering the traces in the work that evidence the author's account as a refugee. Finally, the aim of this paper is to analyze to what extent the presence or absence of the refuge institute in the literature class debates affects the integration of migrant children into the school community, including the importance of the representation of refugee children in children's literature, since this group has grown rapidly and occupied Brazilian public schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022.
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