Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Cláudia da | - |
dc.contributor.author | Silva, Andréia Lopes | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Andréia Lopes. Estudo panorâmico sobre o refúgio na formação literária: literatura infantil e os desafios na formação multicultural. 2022. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando-se a recente elevação no número da comunidade refugiada nas escolas
públicas brasileiras, investiga-se sobre uma literatura infantil pensada para ser incluída em
um currículo que promova a diversidade cultural e a integração dos refugiados no sistema
educacional, bem como, busca-se identificar os desafios da abordagem do refúgio em sala
de aula. Além disso, pretende-se averiguar o Diário de Anne Frank para classificá-lo como
literatura de refúgio, considerando os traços na obra que evidenciem o relato da autora
como refugiada. Por fim, o objetivo deste trabalho é analisar em que medida a presença ou
ausência do instituto do refúgio em pauta nos debates das aulas de literatura afeta a
integração das crianças migrantes à comunidade escolar, inclusive, discute-se
transversalmente a importância da representatividade de crianças refugiadas na literatura
infantil, uma vez que este grupo tem crescido rapidamente e ocupado as escolas públicas
brasileiras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Refugiados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Estudo panorâmico sobre o refúgio na formação literária : literatura infantil e os desafios na formação multicultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T14:14:41Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T14:14:41Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31898 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the recent increase in the number of refugees in Brazilian public schools, we
investigate children's literature designed to be included in a curriculum that promotes
cultural diversity and the integration of refugees in the educational system, as well as seek
to identify the challenges of addressing refugee issues in the classroom. In addition, we
intend to investigate the Diary of Anne Frank to classify it as refugee literature, considering
the traces in the work that evidence the author's account as a refugee. Finally, the aim of
this paper is to analyze to what extent the presence or absence of the refuge institute in the
literature class debates affects the integration of migrant children into the school
community, including the importance of the representation of refugee children in children's
literature, since this group has grown rapidly and occupied Brazilian public schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|