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Título: Análise da representação feminina no gênero textual narrativo do ensino fundamental dentro da teoria da avaliatividade
Autor(es): Santarém, Ana Paula Barbosa
Orientador(es): Silva, Edna Cristina Muniz da
Assunto: Gênero - relações
Representações sociais
Livros didáticos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 12-Set-2022
Referência: SANTARÉM, Ana Paula Barbosa. Análise da representação feminina no gênero textual narrativo do ensino fundamental dentro da teoria da avaliatividade. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As representações sociais são uma das ferramentas mais importantes para a formação do indivíduo, principalmente no processo escolar. Este trabalho consiste na análise da representação social feminina, usando como base o livro didático Singular & Plural –Língua Portuguesa, do 7º ano, em específico o capítulo 8 intitulado A poesia e o cordel, onde encontramos a oportunidade de o professor trabalhar com os estudantes a apreciação da poesia de cordel, juntamente a uma oficina de produção de cordel, cuja temática escolhida para a produção do cordel foram as personagens-tipo princesas, ou seja, vai trabalhar a questão da representação feminina. Uso como base teórica o livro A avaliação na linguagem, da Fabíola Sartin, que tem como base o conceito de avaliatividade de Martin (2000), Martin e Rose (2003/2007), Martin e White (2005) destacando o subsistema de atitude. A autora estuda a avaliação em linguagem a partir da interação entre os sujeitos, sendo possível por uma rede sistêmica funcional que possibilita relacionar o modo como os falantes se expressam.
Abstract: The social representations are one of the most important tools for a person, mostly in school. This article consists in the analysis of the feminine social representation. Using as base the schoolbook Singular & Plural –Língua Portuguesa, from 7º grade, in specific the chapter 8 named as A poesia e o cordel, where we found the opportunity to work with the students the appreciates of cordel poetry and have a workshop about it, the theme is about the princess characters, otherwise it will talk about femininerepresentation. I use as a theory the book A avaliação na linguagem, da Fabíola Sartin, that uses the appraisal concept from Martin (2000), Martin and Rose (2003/2007), Martin and White (2005) highlighting the attitude subsystem. The author studies the appraisal in language by the interaction between the subject, being possible by a functional systemic network that makes it possible to relate the way speakers express themselves.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021.
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