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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edna Cristina Muniz da-
dc.contributor.authorSantarém, Ana Paula Barbosa-
dc.identifier.citationSANTARÉM, Ana Paula Barbosa. Análise da representação feminina no gênero textual narrativo do ensino fundamental dentro da teoria da avaliatividade. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAs representações sociais são uma das ferramentas mais importantes para a formação do indivíduo, principalmente no processo escolar. Este trabalho consiste na análise da representação social feminina, usando como base o livro didático Singular & Plural –Língua Portuguesa, do 7º ano, em específico o capítulo 8 intitulado A poesia e o cordel, onde encontramos a oportunidade de o professor trabalhar com os estudantes a apreciação da poesia de cordel, juntamente a uma oficina de produção de cordel, cuja temática escolhida para a produção do cordel foram as personagens-tipo princesas, ou seja, vai trabalhar a questão da representação feminina. Uso como base teórica o livro A avaliação na linguagem, da Fabíola Sartin, que tem como base o conceito de avaliatividade de Martin (2000), Martin e Rose (2003/2007), Martin e White (2005) destacando o subsistema de atitude. A autora estuda a avaliação em linguagem a partir da interação entre os sujeitos, sendo possível por uma rede sistêmica funcional que possibilita relacionar o modo como os falantes se expressam.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGênero - relaçõespt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.titleAnálise da representação feminina no gênero textual narrativo do ensino fundamental dentro da teoria da avaliatividadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-12T15:45:30Z-
dc.date.available2022-09-12T15:45:30Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31890-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The social representations are one of the most important tools for a person, mostly in school. This article consists in the analysis of the feminine social representation. Using as base the schoolbook Singular & Plural –Língua Portuguesa, from 7º grade, in specific the chapter 8 named as A poesia e o cordel, where we found the opportunity to work with the students the appreciates of cordel poetry and have a workshop about it, the theme is about the princess characters, otherwise it will talk about femininerepresentation. I use as a theory the book A avaliação na linguagem, da Fabíola Sartin, that uses the appraisal concept from Martin (2000), Martin and Rose (2003/2007), Martin and White (2005) highlighting the attitude subsystem. The author studies the appraisal in language by the interaction between the subject, being possible by a functional systemic network that makes it possible to relate the way speakers express themselves.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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