Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31881
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RodrigoDaSilvaAlcantara_tcc.pdf357,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física escolar : algumas reflexões sobre seu papel na promoção de atividade física e da saúde
Autor(es): Alcântara, Rodrigo da Silva
Orientador(es): Dullius, Jane
Assunto: Educação física escolar
Saúde
Atividade física
Exercícios físicos
Data de apresentação: 13-Mai-2022
Data de publicação: 12-Set-2022
Referência: ALCÂNTARA, Rodrigo da Silva. Educação física escolar: algumas reflexões sobre seu papel na promoção de atividade física e da saúde. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Introdução: No Brasil diversos indivíduos não atingem os níveis mínimos recomendados de atividade física. O ambiente escolar e a escola se demonstram como espaços propícios para desenvolver temas relacionados a saúde e promoção de atividade física. Levando em consideração o contexto atual de inatividade física a temática de promoção de atividade física em conjunto com a educação para saúde se demonstram como temas de extrema relevância ao tratar desse assunto. Objetivo: Analisar a efetividade do papel da Educação Física Escolar (EFE) em auxiliar na promoção da atividade física e educar para saúde, a fim de proporcionar um estilo de vida mais ativo e saudável na vida adulta. Objetivos específicos: trazer reflexões da relação entre a educação física escolar e a educação para saúde; observar a relação entre educação física escolar e promoção de atividade física; e, por fim, discutir a possível influência da educação física escolar para adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável. Metodologia: Abordagem exploratória a partir de uma revisão na literatura nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (sciELO), Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Portal de periódicos CAPES. Resultados: Após a busca nas bases de dados, foram observados os estudos que integravam os critérios de inclusão e exclusão, assim foi observado o título e o resumo daqueles que se aproximavam com a temática escolhida e por fim obtiveram-se 7 estudos, que compõem esse trabalho representados em resumo na tabela 1. Conclusão: É necessário superar os vínculos que a EFE possui com o caráter biomédico da saúde e partir para uma abordagem de saúde que considere os diversos fatores que envolvem a saúde, bem como seus determinantes socias, para que assim seja possível uma intervenção em saúde que eduque o indivíduo e estimule seu desenvolvimento crítico, para que oportunize tal indivíduo a exercer escolhas, questionamentos e intervenções que o guiem para saúde. A EFE possui um papel crucial na intervenção que estimule e proporcione vivências nas mais diversas práticas corporais. Assim, as aulas de Educação Física (EF) devem ser divertidas e prazerosas, para desenvolver um vínculo de positividade em relação as atividades físicas por parte dos praticantes. A literatura sugere que a EF possa ter um papel de influência para a adoção de um estilo de vida ativo e saudável, entretanto, necessário novas pesquisas que busquem elucidar essa temática, pois ainda há poucos estudos sobre esse tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.