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dc.contributor.advisorDullius, Jane-
dc.contributor.authorAlcântara, Rodrigo da Silva-
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Rodrigo da Silva. Educação física escolar: algumas reflexões sobre seu papel na promoção de atividade física e da saúde. 2022. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: No Brasil diversos indivíduos não atingem os níveis mínimos recomendados de atividade física. O ambiente escolar e a escola se demonstram como espaços propícios para desenvolver temas relacionados a saúde e promoção de atividade física. Levando em consideração o contexto atual de inatividade física a temática de promoção de atividade física em conjunto com a educação para saúde se demonstram como temas de extrema relevância ao tratar desse assunto. Objetivo: Analisar a efetividade do papel da Educação Física Escolar (EFE) em auxiliar na promoção da atividade física e educar para saúde, a fim de proporcionar um estilo de vida mais ativo e saudável na vida adulta. Objetivos específicos: trazer reflexões da relação entre a educação física escolar e a educação para saúde; observar a relação entre educação física escolar e promoção de atividade física; e, por fim, discutir a possível influência da educação física escolar para adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável. Metodologia: Abordagem exploratória a partir de uma revisão na literatura nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (sciELO), Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Portal de periódicos CAPES. Resultados: Após a busca nas bases de dados, foram observados os estudos que integravam os critérios de inclusão e exclusão, assim foi observado o título e o resumo daqueles que se aproximavam com a temática escolhida e por fim obtiveram-se 7 estudos, que compõem esse trabalho representados em resumo na tabela 1. Conclusão: É necessário superar os vínculos que a EFE possui com o caráter biomédico da saúde e partir para uma abordagem de saúde que considere os diversos fatores que envolvem a saúde, bem como seus determinantes socias, para que assim seja possível uma intervenção em saúde que eduque o indivíduo e estimule seu desenvolvimento crítico, para que oportunize tal indivíduo a exercer escolhas, questionamentos e intervenções que o guiem para saúde. A EFE possui um papel crucial na intervenção que estimule e proporcione vivências nas mais diversas práticas corporais. Assim, as aulas de Educação Física (EF) devem ser divertidas e prazerosas, para desenvolver um vínculo de positividade em relação as atividades físicas por parte dos praticantes. A literatura sugere que a EF possa ter um papel de influência para a adoção de um estilo de vida ativo e saudável, entretanto, necessário novas pesquisas que busquem elucidar essa temática, pois ainda há poucos estudos sobre esse tema.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordAtividade físicapt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicospt_BR
dc.titleEducação física escolar : algumas reflexões sobre seu papel na promoção de atividade física e da saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-12T14:28:29Z-
dc.date.available2022-09-12T14:28:29Z-
dc.date.submitted2022-05-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31881-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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