Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FranciscoGorman_JuliaAbdala_LucasCunha_tcc.pdf8,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores de sustentabilidade : sistematização da percepção do corpo docente da UnB
Autor(es): Gorman, Francisco Silva
Abdala, Julia Andrade
Cunha, Lucas Neiva da
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Sustentabilidade
Sistema de Gestão Ambiental
Instituições de ensino superior
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 9-Set-2022
Referência: GORMAN, Francisco Silva; ABDALA, Julia Andrade; CUNHA, Lucas Neiva da. Indicadores de sustentabilidade: sistematização da percepção do corpo docente da UnB. 2019. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O debate acerca de desenvolvimento e sustentabilidade está cada vez mais presente no contexto mundial, devido à escassez de recursos e impactos ambientais negativos no planeta, o que implica que sejam tomadas ações que internalizem a questão ambiental na governança e gestão das sociedades. Sistemas de Gestão Ambiental – SGA’s vêm sendo elaborados nos diferentes setores da sociedade, organizações e empresas privadas que procuram tornar os seus processos e procedimentos sustentáveis. As Instituições de Ensino Superior – IES são organizações que também podem implementar um SGA em seu funcionamento, e estas possuem grande relevância no panorama da sustentabilidade pois Universidades além de produzir conhecimento e tecnologia, educam toda a geração de uma sociedade. Em conjunto a implementação de SGA’s, surgem ferramentas e instrumentos para geri-los, monitorá-los e padronizá-los, instrumentos geralmente compostos por indicadores que compõem os SGA’s muitas vezes subjetivos e complexos. Desta forma, este trabalho consiste na captura da percepção dos docentes ligados à área da sustentabilidade sobre a relevância dos indicadores de três ferramentas de análise de sustentabilidade em universidades, sendo estas, a ferramenta “UI GreenMetric World University Ranking”, o instrumento “Global Reporting Iniciative” e o “The College Sustainability Report Card”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.