Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Conceição, Pedro Henrique Zuchi da | - |
dc.contributor.author | Gorman, Francisco Silva | - |
dc.contributor.author | Abdala, Julia Andrade | - |
dc.contributor.author | Cunha, Lucas Neiva da | - |
dc.identifier.citation | GORMAN, Francisco Silva; ABDALA, Julia Andrade; CUNHA, Lucas Neiva da. Indicadores de sustentabilidade: sistematização da percepção do corpo docente da UnB. 2019. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O debate acerca de desenvolvimento e sustentabilidade está cada vez mais presente no contexto mundial, devido à escassez de recursos e impactos ambientais negativos no planeta, o que implica que sejam tomadas ações que internalizem a questão ambiental na governança e gestão das sociedades. Sistemas de Gestão Ambiental – SGA’s vêm sendo elaborados nos diferentes setores da sociedade, organizações e empresas privadas que procuram tornar os seus processos e procedimentos sustentáveis. As Instituições de Ensino Superior – IES são organizações que também podem implementar um SGA em seu funcionamento, e estas possuem grande relevância no panorama da sustentabilidade pois Universidades além de produzir conhecimento e tecnologia, educam toda a geração de uma sociedade. Em conjunto a implementação de SGA’s, surgem ferramentas e instrumentos para geri-los, monitorá-los e padronizá-los, instrumentos geralmente compostos por indicadores que compõem os SGA’s muitas vezes subjetivos e complexos. Desta forma, este trabalho consiste na captura da percepção dos docentes ligados à área da sustentabilidade sobre a relevância dos indicadores de três ferramentas de análise de sustentabilidade em universidades, sendo estas, a ferramenta “UI GreenMetric World University Ranking”, o instrumento “Global Reporting Iniciative” e o “The College Sustainability Report Card”. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.title | Indicadores de sustentabilidade : sistematização da percepção do corpo docente da UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T14:34:41Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09T14:34:41Z | - |
dc.date.submitted | 2019-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31870 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Ambientais
|