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Título: Reflexões pedagógicas sobre a educação de pessoas com necessidades especiais
Autor(es): Araújo, Rayssa Ramos de
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Inclusão social
Educação inclusiva
Economia solidária
Data de apresentação: 15-Jun-2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: ARAÚJO, Rayssa Ramos de. Reflexões pedagógicas sobre a educação de pessoas com necessidades especiais. 2011. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esse trabalho final de curso é uma reflexão sobre a importância da inclusão na Educação Especial, a partir de estudiosos da temática. A abordagem do tema assume uma perspectiva crítica, relacionando-a com a inclusão social, na perspectiva da Economia Solidária. Nessa perspectiva, a Educação Especial reafirma-se como uma possibilidade de conquista de emancipação e transformação da realidade social, desmistificando a concepção que acreditava que o cidadão com necessidades especiais tinha pouca ou nenhuma chance de constituir-se como um sujeito com capacidades profissionais e sociais. Os capítulos referem-se ao histórico da Educação Especial, seus avanços e desafios. Percebemos que a sociedade capitalista ainda permite a exclusão e o desrespeito aos direitos à dignidade e integridade desses cidadãos. Diante desta realidade e pensando em uma sociedade inclusiva e acolhedora das necessidades especiais dos indivíduos e ciente da incapacidade de uma educação que atenda as reais necessidades desses alunos, no presente trabalho lanço mão de minhas experiências e vivências práticas com a Educação Especial, a fim de refletir e demonstrar a importância de uma educação para a formação emancipadora dos educandos, onde os mesmos tenham a oportunidade de descobrir que é possível construir um mundo melhor, menos desigual, mais humano.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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