Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barros, João Pedro Leite | - |
dc.contributor.author | Pereira, Isabela Campos | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Isabela Campos. O transporte aéreo e a responsabilidade civil por atraso de voo : um estudo de direito comparado entre o Brasil e a União Europeia. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como escopo o estudo da responsabilidade civil do
transportador aéreo em razão do atraso de voo, situação que ocorre com frequência
nesta modalidade de transporte e representa o descumprimento parcial do contrato
celebrado com o passageiro. Neste cenário, observa-se que se caracteriza como
relação de consumo a relação entre transportador aéreo e passageiro, nesta incidindo
consequentemente o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil e o Código
Brasileiro de Aeronáutica, além de Convenções, no transporte internacional. Na União
Europeia, de mesmo modo, o atraso no transporte aéreo é regido pelo Regulamento
(CE) 261/04, que possibilita a obtenção de compensações ao consumidor de maneira
célere e automática, sem a necessidade de que estes busquem o Poder Judiciário.
Diante disso, apresenta-se o presente estudo partindo do método hipotético-dedutivo,
realizado por meio de procedimentos bibliográficos e documentais, a fim de
compreender os institutos que o consumidor dispõe para sua proteção, tanto no Brasil,
quanto na União Europeia. Finalmente, verifica-se que o modelo europeu de proteção
dos passageiros aéreos é ineditamente vantajoso para o consumidor, revelando o
comprometimento da União Europeia com alto padrão de proteção, sugerindo-se que
a reprodução desse modelo seria proveitosa no Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Responsabilidade civil | pt_BR |
dc.subject.keyword | União Européia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Defesa do consumidor | pt_BR |
dc.title | O transporte aéreo e a responsabilidade civil por atraso de voo : um estudo de direito comparado entre o Brasil e a União Europeia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T13:42:53Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T13:42:53Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31849 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The scope of this undergraduate thesis is to study the civil liability of the air
carrier due to flight delay, a situation that frequently occurs in this mode of transport
and represents a partial breach of the contract concluded with the passenger. In this
scenario, it should be noted that the relationship between the air carrier and the
passenger is perceived as a consumption relation, in which is applied the Brazilian
Consumer Protection Code, the Brazilian Civil Code and the Brazilian Aeronautical
Code, in addition to Conventions regarding international transport. In the European
Union, similarly, the delay in air transport is regulated by the Regulation (EC) 261/04,
which makes it possible for the consumers to obtain compensations quickly and
automatically, without them needing judicial assistance. Therefore, the present study
is presented based on the hypothetical-deductive method, carried out through
bibliographic and documentary procedures, in order to understand the institutes that
consumers have for their protection, both in Brazil and in the European Union. Finally,
it ascertains that the European model for the protection of air passengers is
unprecedentedly advantageous for the consumer, revealing the European Union's
commitment to a high standard of protection, suggesting that the reproduction of this
model would be fruitful in Brazil. | pt_BR |
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