Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31837
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndressaMarinhoDamasceno_tcc.pdf402,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Autoavaliação de desempenho e suporte à aprendizagem em tempos de homeoffice : estudo junto a estagiários de uma organização pública brasileira
Autor(es): Damasceno, Andressa Marinho
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Avaliação de desempenho
Desempenho ocupacional
Covid-19
Aprendizagem informal
Trabalho remoto
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: DAMASCENO, Andressa Marinho. Autoavaliação de desempenho e suporte à aprendizagem em tempos de homeoffice: estudo junto a estagiários de uma organização pública brasileira. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Relações entre variáveis do contexto de trabalho e sua influência sobre o desempenho foram historicamente estudadas no campo da administração. O contexto é capaz de exercer efeito sobre o desempenho e sobre o padrão de comportamento adotado pelos trabalhadores. Em tempos de pandemia da COVID- 19, contexto, relação com os colegas e desempenho passaram a ter uma nova configuração, em tempos de homeoffice compulsório. Isto posto, o presente trabalho teve como objetivo geral testar correlações entre autoavaliação de desempenho e suporte à aprendizagem informal no trabalho, segundo a percepção de estagiários em homeoffice, em uma Organização pública brasileira. A coleta de dados, que aconteceu durante a pandemia da COVID-19, efetivou-se por meio da aplicação de questionário totalmente estruturado, através do Googleforms, contando com a aplicação das escalas de suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho, já com evidências prévias de validade interna. Realizou-se a pesquisa junto a uma amostra por conveniência, composta por 82 estagiários (população de 218, ou seja, 37%). Quanto aos participantes, mais da metade eram do sexo feminino (59,8%) enquanto 40,2% eram do masculino. Os dados foram categorizados com o auxílio do programa Statistical Pakage for Social Sciences (SPSS), e analisados por meio de dados descritivos (médias, desvios padrões e coeficientes de variação), frequência, cálculo de escores fatoriais e análise de correlação de Spearman (dados não normais). Como resultados, verificou-se que, na Organização, os estagiários têm um compromisso e comprometimento com as metas e objetivos da mesma, e que houve correlações positivas entre dimensões da escala de suporte àaprendizagem com as dimensões da escala de desempenho no trabalho. O suporte parece ter acontecido de forma diferenciada durante o homeoffice, com foco na resolução de questões técnicas do trabalho e quase nenhuma ênfase às interações sociais informais. Suporte e autoavaliação de desempenho correlacionaram-se segundo percepção dos participantes desta pesquisa. Como limitações, destaca-se o impacto da pandemia da COVID-19 na etapa de coleta de dados e a impossibilidade de serem realizadas observações in loco e entrevistas presenciais junto aos estagiários. Recomenda-se que sejam testados modelos de regressão estatística, aumentando- se o tamanho da amostra para tal, a fim de verificar se o suporte à aprendizagem prediz autoavaliação de desempenho. Outras variáveis, como desenho do trabalho e autonomia decisória, poderão ser incorporadas neste modelo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.