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dc.contributor.advisorCoelho Junior, Francisco Antonio-
dc.contributor.authorDamasceno, Andressa Marinho-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Andressa Marinho. Autoavaliação de desempenho e suporte à aprendizagem em tempos de homeoffice: estudo junto a estagiários de uma organização pública brasileira. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractRelações entre variáveis do contexto de trabalho e sua influência sobre o desempenho foram historicamente estudadas no campo da administração. O contexto é capaz de exercer efeito sobre o desempenho e sobre o padrão de comportamento adotado pelos trabalhadores. Em tempos de pandemia da COVID- 19, contexto, relação com os colegas e desempenho passaram a ter uma nova configuração, em tempos de homeoffice compulsório. Isto posto, o presente trabalho teve como objetivo geral testar correlações entre autoavaliação de desempenho e suporte à aprendizagem informal no trabalho, segundo a percepção de estagiários em homeoffice, em uma Organização pública brasileira. A coleta de dados, que aconteceu durante a pandemia da COVID-19, efetivou-se por meio da aplicação de questionário totalmente estruturado, através do Googleforms, contando com a aplicação das escalas de suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho, já com evidências prévias de validade interna. Realizou-se a pesquisa junto a uma amostra por conveniência, composta por 82 estagiários (população de 218, ou seja, 37%). Quanto aos participantes, mais da metade eram do sexo feminino (59,8%) enquanto 40,2% eram do masculino. Os dados foram categorizados com o auxílio do programa Statistical Pakage for Social Sciences (SPSS), e analisados por meio de dados descritivos (médias, desvios padrões e coeficientes de variação), frequência, cálculo de escores fatoriais e análise de correlação de Spearman (dados não normais). Como resultados, verificou-se que, na Organização, os estagiários têm um compromisso e comprometimento com as metas e objetivos da mesma, e que houve correlações positivas entre dimensões da escala de suporte àaprendizagem com as dimensões da escala de desempenho no trabalho. O suporte parece ter acontecido de forma diferenciada durante o homeoffice, com foco na resolução de questões técnicas do trabalho e quase nenhuma ênfase às interações sociais informais. Suporte e autoavaliação de desempenho correlacionaram-se segundo percepção dos participantes desta pesquisa. Como limitações, destaca-se o impacto da pandemia da COVID-19 na etapa de coleta de dados e a impossibilidade de serem realizadas observações in loco e entrevistas presenciais junto aos estagiários. Recomenda-se que sejam testados modelos de regressão estatística, aumentando- se o tamanho da amostra para tal, a fim de verificar se o suporte à aprendizagem prediz autoavaliação de desempenho. Outras variáveis, como desenho do trabalho e autonomia decisória, poderão ser incorporadas neste modelo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subject.keywordDesempenho ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem informalpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho remotopt_BR
dc.titleAutoavaliação de desempenho e suporte à aprendizagem em tempos de homeoffice : estudo junto a estagiários de uma organização pública brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-08T11:20:29Z-
dc.date.available2022-09-08T11:20:29Z-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31837-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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