Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31826
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HugoDoPradoFelix_tcc.pdf2,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conformidade da sustentabilidade no desenvolvimento do Setor Habitacional Noroeste : um estudo de caso
Autor(es): Felix, Hugo do Prado
Orientador(es): Amazonas, Maurício de Carvalho
Assunto: Brasília (DF)
Sustentabilidade
Edifícios
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 6-Set-2022
Referência: FELIX, Hugo do Prado. Conformidade da sustentabilidade no desenvolvimento do Setor Habitacional Noroeste: um estudo de caso. 2017. 107 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As iniciativas que primam pela sustentabilidade vêm apresentando-se cada dia mais presentes e difundidas na sociedade brasileira e mundial. Nessas bases, o poder público, apoiado por estratégias do setor imobiliário, apresenta o Setor Habitacional Noroeste, localizado no Plano Piloto, no Distrito Federal. Trata-se, supostamente, do primeiro bairro ecológico do Brasil (BAIRRO NOROESTE, 2015).A presente monografia propõe-se discutir e analisar a sustentabilidade proposta e implementada do Setor Noroeste. A partir dos métodos e técnicas propostos e dos utilizados busca verificar se, de acordo com as diretrizes do projeto, o bairro pode ser considerado ecológico. A abordagem do desenvolvimento sustentável, sustentabilidade em cidades, bairros e exemplos nacionais e internacionais de cidades e bairros sustentáveis/ecológicos/verdes são temas que subsidiaram a pesquisa. Após a fundamentação teórica, o estudo realiza uma contextualização do bairro, partindo da sua formação histórica e passando pela sua situação atual. Iniciando a análise, utilizar-se-á de entrevistas semiestruturadas realizadas com representantes do setor imobiliário, TERRACAP, ONGs/Entidades e Associação dos Moradores buscando conhecimento sobre as ações sustentáveis implementadas e propostas para o bairro, além das dificuldades enfrentadas para sua implementação e atual habitação. Dois checklists abordando questões que se fazem indispensáveis, as quais são propícias a certificação de bairros como sustentáveis ou não também serão aplicados e, além disso, foi realizada pesquisa por observação direta. A conformidade para certificação de bairros e edificações sustentáveis do Setor Noroeste será feita à luz dos critérios de adotados pelo LEED. Os resultados evidenciaram que, a visualização do Noroeste como bairro sustentável não fora efetivamente planejada pelo poder público, entretanto, foi utilizado deste discurso para valorização do bairro e apoio a sua implantação. Uma vez que já inserido nessa temática, foram traçadas estratégias para efetivação da propaganda, como o cadastro na certificação LEED-ND, almejando futuro recebimento da certificação e a elaboração de normas que regulassem a implantação do setor, desde a infraestrutura, às edificações. Na fase atual do bairro, características sustentáveis são apresentadas, contudo, estão muito aquém do planejado, principalmente no que diz respeito à infraestrutura e, segundo a maioria das representações entrevistadas, deve-se à má gestão pública.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.