Título: | Tutoria em EaD com surdos : um relato de experiência em tempos de pandemia |
Autor(es): | Vieira, Ketlen Jully do Nascimento |
Orientador(es): | Kuchenbecker, Liège Gemelli |
Assunto: | Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pessoas com deficiência auditiva Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Educação Pandemia |
Data de apresentação: | 5-Mai-2022 |
Data de publicação: | 5-Set-2022 |
Referência: | VIEIRA, Ketlen Jully do Nascimento. Tutoria em EaD com surdos : um relato de experiência em tempos de pandemia. 2022. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este é um trabalho de conclusão de curso (TCC), em formato de artigo científico, que tem
como objetivo compreender a importância da tutoria em EaD na Universidade de Brasília
(UnB) para estudantes surdos e seu papel na permanência dos mesmos no ambiente
universitário. Apresento o meu relato de experiência como tutora em tempos de pandemia, e
como a formação de tutores é relevante no exercício da tutoria em EaD, visando o acesso e
permanência desses estudantes em suas atividades acadêmicas, conforme os editais da UnB de
tutorias para surdos e surdocegos analisados nesta pesquisa. O desenvolvimento deste TCC
ocorreu através da minha experiência atuando como tutora de estudantes surdos universitários
da UnB em 1/2020 até 2/2021, no período de aulas remotas. O problema de pesquisa deste
trabalho é: como a formação de tutores pode ajudar no exercício da tutoria em EaD com
estudantes surdos da UnB? Este trabalho tem como objetivo geral analisar como a formação
de tutores pode auxiliar no exercício da tutoria em EaD com estudantes surdos da UnB, sendo
seus objetivos específicos: analisar os documentos normativos sobre a tutoria na UnB;
examinar o edital de tutoria da UnB; e relatar minha experiência como tutora de surdos em
2020 e 2021. Tal período oportunizou os seguintes questionamentos ao longo do meu
percurso como tutora: Qual o meu papel na tutoria? Como auxiliar o surdo de maneira que eu
não interfira diretamente na realização de suas atividades acadêmicas e este atinja a
autonomia em seus trabalhos acadêmicos? Os Documentos Normativos e o Guia de
Acessibilidade da UnB sobre a tutoria de surdos são apresentados de modo a contribuir na
realização desta pesquisa. A metodologia adotada é o relato de experiência e pesquisas para
embasar a importância do tutor. Autores relevantes para a contribuição neste trabalho são
citados, tais como LEAL (2005); Martins e Detoni (2013); Santos et al. (2015), dentre outros.
Por fim, acredita-se que o tutor seja indispensável, pois há uma necessidade de sua presença
para que haja inclusão, atuação, autonomia, e a não desistência dos alunos surdos na
Universidade. Conclui-se que o tutor é uma figura relevante no desenvolvimento do estudante
surdo, e a sua atuação é fundamental, assim como também é relevante o seu preparo e sua
formação. |
Abstract: | This is a final paper (TCC), in a scientific article format, that aims to understand the
importance of tutoring in distance education at the University of Brasília for deaf students and
its role in their permanence in the university environment. I present my experience report as a
tutor in times of pandemic, and how the training of tutors is relevant in the exercise of
tutoring in distance education, aiming at the access and permanence of these students in their
academic activities, according to the UnB notices for tutoring for the deaf and deafblind
people analyzed in this research. The development of this TCC occurred through my
experience acting as a tutor for deaf university students at UnB from 1/2020 to 2/2021, during
the period of remote classes. The research problem of this work is: how can the training of
tutors help in the exercise of tutoring in distance education with deaf students at UnB? The
general objective of this work is to analyze how the training of tutors can help in the exercise
of tutoring in distance education with deaf students at UnB, and its specific objectives are: to
analyze the normative documents on tutoring at UnB; examine the UnB tutoring notice; and
report my experience as a tutor for the deaf in 2020 and 2021. This period provided the
following questions along my path as a tutor: What is my role in tutoring? How can I help the
deaf so that I do not interfere directly in the performance of their academic activities and they
achieve autonomy in their academic work? The Normative Documents and the UnB
Accessibility Guide on tutoring the deaf are presented in order to contribute to the realization
of this research. The methodology adopted is the report of experience and research to support
the importance of the tutor. Authors relevant to the contribution in this work are cited, such as
LEAL (2005); Martins and Detoni (2013); Santos et al. (2015), among others. Finally, it is
believed that the tutor is indispensable, as there is a need for his presence so that there is
inclusion, action, autonomy and the non-withdrawal of deaf students at the University. It is
concluded that the tutor is a relevant figure in the development of the deaf student, and his
role is fundamental, as well as his preparation and training. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
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