Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3181
Título: | Criança como construtor participativo do conhecimento filosófico |
Autor(es): | Silva, Samuel Edem Leite da |
Orientador(es): | Maia, Tadeu Queiroz |
Assunto: | Crianças e filosofia Educação Crianças Foucault, Michel, 1926-1984 |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 20-Mar-2012 |
Referência: | SILVA, Samuel Edem Leite da. Criança como construtor participativo do conhecimento filosófico. 2011. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A infância é a fase do desenvolvimento humano em que pouco se tem dado importância como momento em que o sujeito é participante na construção do conhecimento. O processo de ensino e aprendizagem nas escolas tem sido baseado na transferência de conhecimento dos “que sabem” para “os que não sabem”, levando em consideração que as crianças na maioria dos ambientes educativos não participam da elaboração dos conteúdos a serem estudados por meio de seu planejamento. Refletiremos a partir dessa compreensão verificar alternativas para que a criança, possa ser participante desse processo de educação a partir de uma prática filosófica em sala de aula. Compreendemos ser essa uma importante tarefa a ser cumprida em nossa geração, potencializando o ambiente escolar e dessa forma verificando a aplicabilidade de uma pedagogia dialógica na infância, tal como a defendida por Paulo Freire para uma educação popular. Realizamos uma revisão bibliográfica, passando por diversos autores com ênfase no “engessamento” da estrutura escolar através do currículo, em contraste das propostas libertadores encontradas nas práticas filosóficas. Utilizaremos uma contraproposta metodológica através da observação e intervenção em sala de aula por meio do projeto da Faculdade de Educação, Filosofia na Escola e partiremos do pressuposto de que na atividade cotidiana escolar exista uma participação do professor como pesquisador a partir de sua experiência educadora. Portanto, a referida construção monográfica, parte das experiências depreendidas das práticas escolares proporcionadas pelas disciplinas obrigatórias do curso de Pedagogia, os Projetos 3 e 4. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3181 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons