Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Simone, Domenico | - |
dc.contributor.author | Vilela, Lucas Marques | - |
dc.identifier.citation | VILELA, Lucas Marques. Projeto preliminar de uma tubeira para um foguete híbrido de pequenas dimensões instalado em um CubeSat. 2022. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o projeto de uma tubeira para um motor de foguete híbrido voltado para aplicação em uma missão de inserção de um microsatélite 24U em órbita marciana, que está sendo proposta pela Escola de Engenharia Aeroespacial (SIA) da Universidade de Roma (La Sapienza). Um projeto preliminar considerando uma tubeira cônica já foi feito pela equipe da SIA, assim como simulações numéricas. O sistema propulsivo está sendo desenvolvido em parceria com a UnB e um estudo aprofundado de cada componente é necessário. Uma análise do comportamento da tubeira sino é interessante e o passo inicial é obter o contorno da parede da tubeira. Para isso, o método das características foi usado. Este trabalho implementa algoritmos já disponíveis nas referências e valida o modelo com simulações numéricas avaliando o desempenho das tubeiras obtidas. O método das características clássico apresentado amplamente nas principais referências considera o calor específico a pressão constante com o constante. Essa suposição é valida para baixas temperaturas na câmara de combustão e baixos números de Mach dos gases de exaustão. A variação do calor específico a pressão constante com a temperatura é levado em conta neste trabalho e, para isso, uma simulação no software CEA com as condições de operação do projeto de interesse foi usada para obter a variação das propriedades ao longo da tubeira. Para fornecer um escoamento paralelo, uniforme e sem perdas por componentes de velocidade não axiais, o método das características fornece uma tubeira longa. Em aplicações de motor de foguete é comum truncar a tubeira obtida dessa forma. A escolha para o comprimento final da tubeira truncada deve levar em conta a massa que é poupada e a perda na eficiência. Os desempenhos de diferentes comprimentos para a tubeira truncada foram comparados e a melhor opção foi determinada. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motores de foguetes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propulsão espacial | pt_BR |
dc.title | Projeto preliminar de uma tubeira para um foguete híbrido de pequenas dimensões instalado em um CubeSat | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T13:12:56Z | - |
dc.date.available | 2022-09-05T13:12:56Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31808 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work presents the design of a nozzle for a hybrid rocket engine intended for application in a mission to insert a 24U microsatellite into Mars orbit, which is being proposed by the School of Aerospace Engineering (SIA) of the University of Rome (LaSapienza). A preliminary design considering a conical nozzle has already been done by the SIA team, as well as numerical simulations. The propulsive system is being developed in partnership with UnB and an in-depth study of each component is required. Ananalysis of the behavior of a bell nozzle is of interest and the initial step is to obtain the contour of the bell nozzle. For this, the method of characteristics was used. Thiswork implements algorithms already available in references and validates the model with numerical simulations evaluating the performance of the obtained nozzles. The classical method of characteristics widely presented in the main references considers the specifiche at at constant pressure as constant. This assumption is valid for low combustion chamber temperatures and low Mach numbers for the exhaust gases. The change in specificheat at constant pressure with temperature is taken into account in this work and, forthis, a simulation in the CEA software with the operating conditions of the project ofinterest was used to obtain the change of the properties along the nozzle. To provide aparallel, uniform flow with no losses due to non-axial velocity components, the method of characteristics provides a long nozzle. In rocket motor applications it is common totruncate the nozzle obtained by this method. The choice for the final length of the truncated nozzle has to take into account the mass that is saved and the loss in efficiency.The performances of different lengths for the truncated nozzle have been compared and the best option has been determined. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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