Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31802
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielAlmeidaGomes_tcc.pdf251,66 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Catarina de Almeida-
dc.contributor.authorGomes, Gabriel Almeida-
dc.identifier.citationGOMES, Gabriel Almeida. O atendimento educacional especializado e a garantia da educação inclusiva no currículo em movimento do Distrito Federal. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractUma das pautas mais discutidas no cenário educacional é como incluir as pessoas com necessidades educacionais especiais, mais do que isso, como valorizar as diferenças e não demarca-las como obstáculos de aprendizado. Tendo em vista essas discussões, este artigo, a partir da questão problematizadora, sobre qual o papel do AEE na garantia do direito à educação na perspectiva da inclusão, especialmente no Currículo em Movimento do DF, tem como objetivo analisar e problematizar as ações no âmbito do Currículo para essa garantia, as questões relacionadas ao AEE, enfatizando a relevância que esse segmento tem na promoção da educação inclusiva. Para isso, se faz necessário a utilização metodológica de uma pesquisa de cunho qualitativo, com o suporte analítico documental e diálogo com autores que já se debruçaram em relação à temática, como por exemplo: AUTORES. É evidente de que muito já foi conquistado e os avanços nas últimas décadas são marcos históricos na perspectiva da Educação Especial, mas um longo caminho ainda precisa ser percorrido na busca por igualdade de acesso à educação pública de qualidade para as pessoas com deficiência, sobretudo frente aos retrocessos no campo da política federal, que tenta retomar visões ultrapassadas de atendimento que não se pautam na educação inclusiva e sim nos processos segregacionistas tradicionais. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tronou-se um direito público resultado da luta provida pelos movimentos que batalham em prol do direito à educação para todas as pessoas e este artigo é resultado da preocupação constante para que sigamos progredindo na busca por mais igualdade e respeito à diversidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusiva - adaptações curricularespt_BR
dc.subject.keywordCurrículo escolarpt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado e a garantia da educação inclusiva no currículo em movimento do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T15:40:05Z-
dc.date.available2022-09-02T15:40:05Z-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31802-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1One of the most discussed guidelines in the educational scenario is how to include people with special educational needs, more than that, how to value differences and not demarcate them as obstacles to learning. Much has already been achieved and advances in recent decades are historic milestones from the perspective of Special Education, but a long way still needs to be traveled in the search for equal access to quality public education for people with disabilities, especially in the face of setbacks in the field. of federal policy, which tries to retake outdated views of care that are not based on inclusive education but on traditional segregationist processes. Specialized Educational Assistance (AEE) has become a public right as a result of the struggle provided by movements that fight for the right to education for all people. In view of these discussions, this article, from the problematizing question, about the role of the AEE in guaranteeing the right to education from the perspective of inclusion, especially in the public network of the DF, aims to analyze and problematize the actions within the scope of Network for this guarantee, the issues related to the AEE, emphasizing the relevance that this segment has in the promotion of inclusive educationpt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.