Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Catarina de Almeida | - |
dc.contributor.author | Gomes, Gabriel Almeida | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Gabriel Almeida. O atendimento educacional especializado e a garantia da educação inclusiva no currículo em movimento do Distrito Federal. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma das pautas mais discutidas no cenário educacional é como incluir as pessoas com
necessidades educacionais especiais, mais do que isso, como valorizar as diferenças e
não demarca-las como obstáculos de aprendizado. Tendo em vista essas discussões, este
artigo, a partir da questão problematizadora, sobre qual o papel do AEE na garantia do
direito à educação na perspectiva da inclusão, especialmente no Currículo em
Movimento do DF, tem como objetivo analisar e problematizar as ações no âmbito do
Currículo para essa garantia, as questões relacionadas ao AEE, enfatizando a relevância
que esse segmento tem na promoção da educação inclusiva. Para isso, se faz necessário
a utilização metodológica de uma pesquisa de cunho qualitativo, com o suporte analítico
documental e diálogo com autores que já se debruçaram em relação à temática, como
por exemplo: AUTORES.
É evidente de que muito já foi conquistado e os avanços nas últimas décadas são marcos
históricos na perspectiva da Educação Especial, mas um longo caminho ainda precisa
ser percorrido na busca por igualdade de acesso à educação pública de qualidade para as
pessoas com deficiência, sobretudo frente aos retrocessos no campo da política federal,
que tenta retomar visões ultrapassadas de atendimento que não se pautam na educação
inclusiva e sim nos processos segregacionistas tradicionais. O Atendimento Educacional
Especializado (AEE) tronou-se um direito público resultado da luta provida pelos
movimentos que batalham em prol do direito à educação para todas as pessoas e este
artigo é resultado da preocupação constante para que sigamos progredindo na busca por
mais igualdade e respeito à diversidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva - adaptações curriculares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.title | O atendimento educacional especializado e a garantia da educação inclusiva no currículo em movimento do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T15:40:05Z | - |
dc.date.available | 2022-09-02T15:40:05Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31802 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | One of the most discussed guidelines in the educational scenario is how to include
people with special educational needs, more than that, how to value differences and not
demarcate them as obstacles to learning. Much has already been achieved and advances
in recent decades are historic milestones from the perspective of Special Education, but
a long way still needs to be traveled in the search for equal access to quality public
education for people with disabilities, especially in the face of setbacks in the field. of
federal policy, which tries to retake outdated views of care that are not based on
inclusive education but on traditional segregationist processes. Specialized Educational
Assistance (AEE) has become a public right as a result of the struggle provided by
movements that fight for the right to education for all people. In view of these
discussions, this article, from the problematizing question, about the role of the AEE in
guaranteeing the right to education from the perspective of inclusion, especially in the
public network of the DF, aims to analyze and problematize the actions within the scope
of Network for this guarantee, the issues related to the AEE, emphasizing the relevance
that this segment has in the promotion of inclusive education | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|