Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Simone, Domenico | - |
dc.contributor.author | Santos, Rafael Mascarenhas dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rafael Mascarenhas dos. Análise numérica do processo de ablação na tubeira de um foguete híbrido. 2021. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ambiente encontrado dentro dos foguetes é bastante severo, onde as pressões e temperaturas são elevadíssimas. Se faz necessário a utilização de escudos térmicos para a proteção dos componentes do foguete. Função que é realizada pelos materiais ablativos, cuja função é absorver o calor dos gases expelidos pelo foguete enquanto é consumido. As reações químicas que ocorrem nos gases, como as reações heterogêneas decompõem o material da superfície. Com isso os materiais ablativos sofrem de erosão, que é a regressão de sua superfície, que tem como efeito colateral a diminuição da eficiência e do desempenho do foguete em operação. O objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo numérico computacional que simule o funcionamento do foguete hibrido SARA, nas condições semelhantes dos testes estáticos realizados pelo CPL na Universidade de Brasília. Em seguida, desenvolver uma User Defined Function com um modelo termoquímico de ablação para calcular a regressão da parede causada pela erosão termoquímica durante o funcionamento do motor. Finalmente, os resultados da simulação serão utilizados para avaliar os efeitos da erosão na performance do foguete, quantificar a regressão da parede e comparar com os dados experimentais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propulsão espacial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos espaciais - sistemas de propulsão | pt_BR |
dc.title | Análise numérica do processo de ablação na tubeira de um foguete híbrido | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T13:25:10Z | - |
dc.date.available | 2022-09-02T13:25:10Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31795 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Shynkarenko, Olexiy | - |
dc.description.abstract1 | The environment found inside the rockets is quite rough, where the pressure and thetemperature are very high. It is necessary to use thermal shields to protect the rocket components. That function is performed by the ablative materials, whose function isabsorb heat of the gases expelled by the rocket while consuming. Chemical reactions occurring in gases, such as heterogeneous reactions, decompose surface material. As a result, ablative materials suffer from erosion, which is the regression of their surface, whichhas the side effect of decreasing the efficiency and performance of the rocket in operation. The work goal is to develop a computational numerical model that simulates the operationof the hybrid rocket SARA, under conditions similar to the static tests carried out by theCPL at the University of Brasília. Then develop a User Defined Function with an ablation thermo chemical model to calculate the wall regression caused by thermo chemical erosion during engine operation. Finally, simulation results will be used to evaluate the erosion effects on rocket performance, quantify wall regression and compare with experimental data. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
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