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Título: Desenvolvimento e caracterização do sistema de alimentação de combustível para um motor do tipo ramjet
Autor(es): Silva, Lucas Figueredo da
Orientador(es): Shynkarenko, Olexiy
Assunto: Motores
Propulsão espacial
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 1-Set-2022
Referência: SILVA, Lucas Figueredo da. Desenvolvimento e caracterização do sistema de alimentação de combustível para um motor do tipo ramjet. 2021. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O motor ramjet é um propulsor, sem partes móveis, capaz de se mover com altas velocidades e alta controlabilidade. O desenvolvimento desta tecnologia se iniciou no início do século XX e envolveu o trabalho de diversos pesquisadores de diferentes países, consolidando um tipo de propulsão utilizada até os dias atuais. O funcionamento do motor em condições desejadas envolve a análise de diversos parâmetros de operação e, para isso, é fundamental a realização de ensaios de bancada. Um dos fatores que afeta diretamente o desempenho do projeto é a injeção de combustível. Neste trabalho, estudamos e avaliamos o funcionamento de duas válvulas, de mesmo modelo, que serão integradas à linha de combustível do sistema. Realizamos uma montagem experimental capaz de avaliar a mudança da massa em um tanque monitorado através de sensores de carga e pressão, e obtemos uma relação entre o ângulo de abertura da válvula e a vazão mássica de saída. Através do software RPA, realizamos simulações para avaliar o desempenho do sistema e determinar parâmetros de operação das válvulas.
Abstract: The ramjet motor is a propulsion system, without moving parts, flying with high speeds and high controllability. The development of this technology started at the beginning of the 20th century and involved several researchers from different countries, consolidating a type of propulsion used until today. The engine’s operation in desired conditions involves the analysis of several operating parameters and, because of that, bench tests are essential. One of the factors that directly affect the performance of the design is fuel injection. This work studies and evaluates the operation of two valves, which are integrated into thefuel line of the system. An experimental setup was carried out to evaluate the changein mass in a monitored tank via load and pressure sensors and obtained a relation ship between the opening angle of the valve and the mass flow. Using the software RPA, we build simulations to evaluate the system’s performance and determine valves’ operating parameters.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
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