Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cardoso, Janete | - |
dc.contributor.author | Manso, Beatriz Sayão Araujo | - |
dc.identifier.citation | MANSO, Beatriz Sayão Araujo. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades a partir da BNCC. 2021. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma pesquisa desenvolvida no curso de licenciatura em
Pedagogia, na Universidade de Brasília, para um Trabalho de Conclusão de Curso,
na Faculdade de Educação. Teve como objetivo identificar possibilidades para o
ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da BNCC. E como
objetivos específicos: a) compreender pressupostos teóricos sobre a importância do
ensino da história de Brasília; b) refletir sobre as propostas feitas pela BNCC; e c)
identificar de que forma o ensino de história apresentado na BNCC se traduz nos
currículos e propostas pedagógicas de uma escola pública e uma escola privada do
DF. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de análise
documental. O levantamento de dados foi feito a partir do estudo de currículos e
Projetos Políticos Pedagógicos, tanto de escola pública como de escola particular. O
referencial teórico contempla autores como: Perrenoud (1999), Saviani (2003),
Gadotti (2006), dentre outros. Os resultados alcançados demonstram que existem
muitas possibilidades pouco desenvolvidas para o ensino de história, e poucos
projetos pensados para a cidadania a partir do ensino da história da construção de
Brasília que fiquem explícitos nos currículos e Projetos Políticos Pedagógicos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.title | O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades a partir da BNCC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-01T12:21:15Z | - |
dc.date.available | 2022-09-01T12:21:15Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31779 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is a research developed in the degree course in Pedagogy, at the
University of Brasília, for a Course Conclusion Work, at the Faculty of Education. It
aimed to identify possibilities for teaching history in the early years of elementary
school from the BNCC. And as specific objectives: a) understand theoretical
assumptions about the importance of teaching the history of Brasilia; b) reflect on the
proposals made by BNCC; and c) identify how the teaching of history presented at
the BNCC translates into curricula and pedagogical proposals of one public and one
private school in DF. The qualitative approach research was developed through
document analysis. The data survey was carried out from the study of curriculums
and Political Pedagogical Projects, both in public and private schools. The theoretical
framework includes authors such as: Perrenoud (1999), Saviani (2003), Gadotti
(2006), among others. The results demonstrate that there are many underdeveloped
possibilities for teaching history, and few projects designed for citizenship based on
teaching the history of the construction of Brasília that are explicit in the curriculum
and Pedagogical Political Projects. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|