Título: | A política nacional de educação especial na perspectiva da inclusão e sua materialização na escola |
Autor(es): | Nascimento, Waldilene Santos do |
Orientador(es): | Santos, Catarina de Almeida |
Assunto: | Educação inclusiva Educação inclusiva - adaptações curriculares Recursos didáticos Educação especial |
Data de apresentação: | 6-Mar-2020 |
Data de publicação: | 31-Ago-2022 |
Referência: | NASCIMENTO, Érica Nayara Paulino. A política nacional de educação especial na perspectiva da inclusão e sua materialização na escola. 2020. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso intenciona apresentar os resultados da pesquisa que teve
como norte a pergunta: como a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da
Educação Inclusiva se materializa na escola? Sendo assim, seu objetivo geral, a compreensão
de implementação da Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação. Um
dos focos da referida política é a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais, local onde
se realiza atendimento educacional especializado para alunos com deficiências, transtornos de
desenvolvimento, superdotação e altas habilidades. Assim, ao analisar a implementação da
política, vamos observar se sua materialização está de acordo com as normas vigentes no que
diz respeito à estrutura física, mobiliários e estratégias pedagógicas para desenvolver
conhecimentos, habilidades e adaptação na vida escolar e diária do aluno. Esta pesquisa se
desenvolveu por meio de observação de campo, entrevistas com profissionais da escola e do
sistema de ensino, análise dos projetos e documentos disponíveis na instituição, análise dos
documentos oficiais e base legal da política de educação especial na perspectiva da inclusão. A
pesquisa foi embasada nas obras de Roberta Caio e Rosa Meneghetti, intitulada de Educação
Especial (2004), e de Rosita Carvalho, Removendo Barreiras para a Aprendizagem (2019).
Todos estes instrumentos e procedimentos auxiliaram na compreensão do objeto de pesquisa e
na sua análise. Os resultados da pesquisa apontam que a educação é a base do nosso
conhecimento, que as diferenças existem e devem ser respeitadas, que a inclusão é um direito
de todos e que a implementação precisa sair do papel e fazer parte da vida escolar e/ou
acadêmica de todo aluno. |
Abstract: | This course conclusion work intends to present the results of the research that had as a guide
the question: how the National Policy of Special Education, in the Perspective of Inclusive
Education, materializes in the school? In that sense, its general objective is the understanding
of implementation of the National Policy of Special Education, in the Perspective of Education.
One of the focuses of the policy is the implementation of Multifunctional Resource Rooms, a
place where specialized educational services are provided for students with disabilities,
developmental disorders, giftedness and high abilities. Thus, when analyzing the
implementation of the policy, we will observe if its materialization is in accordance with the
current norms regarding the physical structure, furniture and pedagogical strategies to develop
knowledge, skills and adaptation in the student's school and daily life. This research was
developed through field observation, interviews with professionals that work at the school and
the education system, analysis of projects and documents available in the institution, analysis
of official documents and legal basis of the special education policy from the perspective of
inclusion. The research was based on the works of Roberta Caio and Rosa Meneghetti, entitled
Educação Especial (2004), and Rosita Carvalho, Removendo Barreiras para a Aprendizagem
(2019). All these instruments and procedures were used as a way to understand the research
object and in its analysis. The research results indicate that education is the basis of our
knowledge, that differences exist and must be respected, that inclusion is a right for all, and that
implementation needs to get off the paper and be part of school and/or academic life of every
student |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.