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Título: A política nacional de educação especial na perspectiva da inclusão e sua materialização na escola
Autor(es): Nascimento, Waldilene Santos do
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Educação inclusiva
Educação inclusiva - adaptações curriculares
Recursos didáticos
Educação especial
Data de apresentação: 6-Mar-2020
Data de publicação: 31-Ago-2022
Referência: NASCIMENTO, Érica Nayara Paulino. A política nacional de educação especial na perspectiva da inclusão e sua materialização na escola. 2020. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso intenciona apresentar os resultados da pesquisa que teve como norte a pergunta: como a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva se materializa na escola? Sendo assim, seu objetivo geral, a compreensão de implementação da Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação. Um dos focos da referida política é a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais, local onde se realiza atendimento educacional especializado para alunos com deficiências, transtornos de desenvolvimento, superdotação e altas habilidades. Assim, ao analisar a implementação da política, vamos observar se sua materialização está de acordo com as normas vigentes no que diz respeito à estrutura física, mobiliários e estratégias pedagógicas para desenvolver conhecimentos, habilidades e adaptação na vida escolar e diária do aluno. Esta pesquisa se desenvolveu por meio de observação de campo, entrevistas com profissionais da escola e do sistema de ensino, análise dos projetos e documentos disponíveis na instituição, análise dos documentos oficiais e base legal da política de educação especial na perspectiva da inclusão. A pesquisa foi embasada nas obras de Roberta Caio e Rosa Meneghetti, intitulada de Educação Especial (2004), e de Rosita Carvalho, Removendo Barreiras para a Aprendizagem (2019). Todos estes instrumentos e procedimentos auxiliaram na compreensão do objeto de pesquisa e na sua análise. Os resultados da pesquisa apontam que a educação é a base do nosso conhecimento, que as diferenças existem e devem ser respeitadas, que a inclusão é um direito de todos e que a implementação precisa sair do papel e fazer parte da vida escolar e/ou acadêmica de todo aluno.
Abstract: This course conclusion work intends to present the results of the research that had as a guide the question: how the National Policy of Special Education, in the Perspective of Inclusive Education, materializes in the school? In that sense, its general objective is the understanding of implementation of the National Policy of Special Education, in the Perspective of Education. One of the focuses of the policy is the implementation of Multifunctional Resource Rooms, a place where specialized educational services are provided for students with disabilities, developmental disorders, giftedness and high abilities. Thus, when analyzing the implementation of the policy, we will observe if its materialization is in accordance with the current norms regarding the physical structure, furniture and pedagogical strategies to develop knowledge, skills and adaptation in the student's school and daily life. This research was developed through field observation, interviews with professionals that work at the school and the education system, analysis of projects and documents available in the institution, analysis of official documents and legal basis of the special education policy from the perspective of inclusion. The research was based on the works of Roberta Caio and Rosa Meneghetti, entitled Educação Especial (2004), and Rosita Carvalho, Removendo Barreiras para a Aprendizagem (2019). All these instruments and procedures were used as a way to understand the research object and in its analysis. The research results indicate that education is the basis of our knowledge, that differences exist and must be respected, that inclusion is a right for all, and that implementation needs to get off the paper and be part of school and/or academic life of every student
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020.
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