Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DaviGentilDeAraujo_tcc.pdf347,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Afastamentos de trabalho na equipe multidisciplinar no hospital : revisão da literatura
Autor(es): Araujo, Davi Gentil de
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Assunto: Profissionais de saúde
Saúde e trabalho
Licença médica
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 25-Ago-2022
Referência: ARAÚJO, Davi Gentil de. Afastamentos de trabalho na equipe multidisciplinar no hospital: revisão da literatura. 2021. iv, 22 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: O trabalho no hospital é muito complexo pois envolve vários elementos como a infraestrutura do hospital, a divisão do trabalho e a gestão do trabalho. Os trabalhadores de saúde que atuam no hospital formam uma equipe multidisciplinar de saúde para atender de forma integral os pacientes, com isso tem um alto risco de desenvolver doenças ocupacionais e isso pode gerar vários períodos de afastamento no trabalho. Objetivos: Identificar os principais tipos de afastamentos dentro da equipe multidisciplinar e que atua no setor hospitalar, as categorias que mais se afastam e a repartição do hospital quem tem mais profissionais afastados. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, fará as buscas nas bases de dados BVS e SciELO com os descritores no Decs na língua inglesa e portuguesa nos últimos dez anos e para analisar esses dados será utilizado a análise de Bardin. Resultados: Os profissionais que mais se afastam são os que compõem a equipe de enfermagem, as doenças mais prevalentes são osteomusculares e transtornos mentais e comportamentais, os setores da UTI e pronto socorro são os que têm mais afastamentos já as cargas de trabalhos que geram mais desgaste são as mecânicas e fisiológicas. Conclusão: A atuação do terapeuta ocupacional na saúde do trabalhador no contexto hospitalar ajudaria a diminuir o índice de afastamentos na equipe de assistência à saúde com as intervenções descritas neste trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.