Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
dc.contributor.author | Freitas, Juciane Priscila Vilaverde | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Juciane Priscila Vilaverde. As representações sociais sobre a escola na perspectiva dos integrantes do movimento hip-hop. 2011. 82 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho procura analisar as representações sociais sobre a escola na perspectiva dos integrantes do movimento Hip-Hop. Para isso, busca abordar no referencial teórico a conceituação de Representações Sociais acrescida da questão da experiência, bem como a trajetória histórica, social e cultural do Hip-Hop, pontuando seus elementos formadores e a relação do mesmo com a educação. Por fim, faz-se uma análise oriunda dos questionários corroboradas pelas letras de música relacionadas ao tema. Foi utilizada para a pesquisa de campo a abordagem exploratória. Os participantes foram treze integrantes do movimento Hip-Hop da cidade de Sobradinho II, no Distrito Federal. Os resultados indicam que, para os integrantes do movimento Hip-Hop, embora a importância dos estudos e da educação seja reconhecida e amplamente aceita, o papel da escola é permeado por divergências relacionadas tanto a seu viés de promotora de coesão social quanto às relações de preconceito e discriminação que nela ocorrem. As divergências geradas despertaram uma reflexão acerca da educação e do papel das instituições escolares. Essa reflexão possibilitou uma nova perspectiva acerca da relação entre o Hip-Hop e a escola, sugerido sua utilização em favor da educação e da promoção de uma efetiva mudança social. Conclui-se que, apesar das Representações acerca da relevância dos estudos para a progressão social e como propiciador de um futuro melhor, a escola por vezes se distancia do conceito de educação, evidenciando-se assim, conflitos de opiniões e representações. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Representações sociais | en |
dc.subject.keyword | Grupos sociais | en |
dc.subject.keyword | Música - Brasília (DF) | en |
dc.subject.keyword | Preconceitos e antipatias | en |
dc.title | As representações sociais sobre a escola na perspectiva dos integrantes do movimento hip-hop | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-20T15:45:00Z | - |
dc.date.available | 2012-03-20T15:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-20T15:45:00Z | - |
dc.date.submitted | 2011-12-22 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3173 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|