Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31724
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiovanaBatistaDaSilva_tcc.pdf647,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de curativos para o manejo da descamação úmida em pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia : revisão sistemática
Autor(es): Silva, Giovana Batista da
Orientador(es): Ferreira, Elaine Barros
Assunto: Radiodermatite
Mamas - câncer
Radioterapia
Pele - ferimentos e lesões
Data de apresentação: 18-Mai-2021
Data de publicação: 23-Ago-2022
Referência: SILVA, Giovana Batista da. Uso de curativos para o manejo da descamação úmida em pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia: revisão sistemática. 2021. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: cerca de 85% a 90% das pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia desenvolvem algum grau da radiodermatite, sendo que a descamação úmida ocorre em aproximadamente 36% dos pacientes. A ocorrência de descamação úmida pode retardar e/ou interromper o tratamento e afetar a qualidade de vida do indivíduo. Objetivo: avaliar a efetividade do uso de curativos no manejo da descamação úmida em pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia. Método: revisão sistemática conduzida nas bases de dados CINAHL, Cochrane Library CENTRAL, EMBASE, LILACS, PubMed, Scopus e Web of Science. Adicionalmente, foram realizadas buscas na literatura cinzenta, por meio do Google Scholar, e busca manual nas listas de referências dos estudos incluídos. Para análise do risco de viés foram utilizadas as ferramentas Risk of Bias Tool (ROB) e Risk of Bias In Non-randomized Studies of Interventions (ROBINS-I), ambas da Cochrane Collaboration. Resultados: a amostra final foi composta por 14 estudos comparativos. Os curativos avaliados pelos estudos foram: gel de silicone para formação de filme (n=1), curativos feitos à base de nylon impregnado com prata (n=1), hidrogel (n=2), gel hidrocoloide (n=1), filme de barreira (No-Sting) (n=3), curativo de espuma de poliuretano (n=1), hidrocoloide (n=1), filme (película) de poliuretano (n=4). Quanto ao risco de viés, os estudos apresentaram prioritariamente risco de viés incerto nos domínios cegamento dos participantes e avaliadores, devido as diferenças entre as intervenções. Conclusão: dentre os curativos, o filme de barreira (No-Sting) e o filme de poliuretano tiveram potencial para prevenção; e o hidrocoloide para a prevenção e tratamento da descamação úmida, porém, devido a heterogeneidade entre os estudos, são necessários estudos confirmatórios, com adequado delineamento para maiores evidências sobre a efetividade do curativo para prevenção da descamação úmida em pacientes com câncer de mama.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.