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Título: Clima espacial : uma proposta para divulgação e ensino dos efeitos do sol no ambiente espacial do sistema solar para o ensino médio
Autor(es): Pinto Junior, Luiz Fernando Gomes
Orientador(es): Ferreira, José Leonardo
Assunto: Sistema Solar
Ciências - estudo e ensino
Sol
Terra (Planeta)
Data de apresentação: 16-Mai-2022
Data de publicação: 21-Ago-2022
Referência: PINTO JUNIOR, Luiz Fernando Gomes. Clima espacial: uma proposta para divulgação e ensino dos efeitos do sol no ambiente espacial do sistema solar para o ensino médio. 2022. 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Astrofísica Gravitacional e Física Espacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A atividade solar exerce de maneira variada a sua influência nos planetas, luas e nos corpos menores do sistema solar. Com a crescente dependência da estrutura suporte da sociedade atual e futura da Terra faz-se necessário o monitoramento contínuo do sol e dos efeitos de sua interação com a magnetosfera terrestre. Atualmente, existe um número apreciável de sondas espaciais dedicadas ao estudo multiespectral da fotosfera, sondagem do vento solar e do comportamento das ejeções de massa coronal no ambiente interplanetário. Este conjunto de artefatos espaciais constitui-se nas principais ferramentas utilizadas nos atuais Centros de Previsão e Monitoramento do Clima Espacial, existentes em vários países e também no Brasil. Hoje, encontram-se disponíveis várias páginas na internet como (www.spaceweather.com; http://www2.inpe.br/climaespacial/portal/pt/, etc) demonstrando que esta nova profissão de climatologista espacial está presente no cotidiano de várias empresas que dependem de redes de energia elétrica, transportes, redes de satélites para localização (GPS, GLONASS, GALILEU etc), satélites de comunicações, redes meteorológicas, etc. Atividades de tamanha importância para a sociedade precisam ser divulgadas e principalmente serem introduzidas na grade curricular do ensino de graduação universitária e também no ensino médio de forma adequada. Para tal, realizaram-se investigações com os alunos das turmas de 3° e 2° anos do CEM 04 (Centro de Ensino Médio) de Sobradinho-DF. As investigações consistiam em analisar o conhecimento prévio deles acerca dos ventos solares. No decorrer da investigação, atividades como análise de manchas solares, ventos solares, observações solares foram realizadas no laboratório de informática da instituição. Ademais, foram utilizados dados e informações dos satélites SOHO e SDO e sítios que apresentam situações dos ventos solares e trazem resultados diretos para o Clima Espacial. Com base nas investigações e nas atividades, conclui-se, que apesar da temática não ser inclusa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela desperta de maneira considerável a atenção dos alunos.
Abstract: Solar activity exerts its influence on the planets, moons and smaller bodies of the solar system in various ways. With the increasing dependence on the support structure of the Earth's current and future society, it is necessary to continuously monitor the sun and the effects of its interaction with the Earth's magnetosphere. Currently, there are an appreciable number of space probes dedicated to the multispectral study of the photosphere, probing the solar wind and the behavior of coronal mass ejections in the interplanetary environment. This set of space artifacts constitutes the main tools used in the current Space Weather Forecasting and Monitoring Centers, existing in several countries and also in Brazil. Today, several pages are available on the internet such as (www.spaceweather. com; www.inpe.embrace.br etc), demonstrating that this new profession of space climatologist is present in the daily life of several companies that depend on electricity networks, transport, satellite networks for location (GPS, GLONASS, GALILEO etc), communications satellites, weather networks, etc. Activities of such importance to society need to be publicized and especially be introduced in the curriculum of undergraduate university education and also in high school properly. To this end, investigations were carried out with students from the 3rd and 2nd year classes of CEM04 (Centro de Ensino Médio) in Sobradinho-DF. The investigations consisted of analyzing their previous knowledge about the solar winds. During the investigation, activities such as analysis of sunspots, solar winds, solar observations were carried out in the institution's computer lab. In addition, data and information from SOHO and SDO satellites and sites that present solar wind situations and bring direct results to Space Weather were used. Based on the investigations and activities, it is concluded that although the theme is not included in the National Curricular Common Base (BNCC), it considerably arouses the attention of students.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2022.
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