Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CristineMayumeNinomiyaHeldt_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Metodologia scrum e o impacto na percepção de produtividade : um estudo de caso da empresa Wiz
Autor(es): Heldt, Cristine Mayume Ninomiya
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Scrum (Software)
Gestão de projetos
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 15-Ago-2022
Referência: HELDT, Cristine Mayume Ninomiya. Metodologia scrum e o impacto na percepção de produtividade: um estudo de caso da empresa Wiz. 2022. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A metodologia ágil Scrum tem sido utilizada para o gerenciamento de atividades, não se restringindo somente à elaboração de softwares. Diante deste contexto, este trabalho é um estudo de caso sobre o uso e o impacto na percepção de produtividade dos times que utilizaram o Scrum em 2018 e 2019 para a gestão de projetos e atividades na empresa brasileira Wiz Soluções (DF). A sua finalidade é analisar o processo de adoção do Scrum e os seus impactos na percepção da produtividade dos times, entendendo que produtividade é um índice que agrega diferentes unidades de medida e que pode assumir qualquer valor real. Essa análise se deu por meio da análise qualitativa e descritiva dos dados coletados em entrevistas semi-estruturadas realizadas em outubro de 2021 com quatro colaboradores da companhia que participaram do processo. Este trabalho explora o processo de adoção do Scrum na Wiz, desde o primeiro contato com o ágil e com a metodologia, o processo de adaptação com o Scrum, a percepção de produtividade dos times analisados, e as dificuldades e problemas encontrados ao decorrer do processo. Todas as áreas tiveram seu primeiro contato com o Scrum direto na prática, com dificuldades de adaptação à metodologia, assim como uma resistência à autonomia que o ágil traz aos times e entregas, e a necessidade de uma adaptação da cultura organizacional e da gestão que ainda tinham em mente processos burocráticos e uma mentalidade mais tradicional. Apesar de todos os problemas apresentados, foi observado um impacto positivo na produtividade dos times, embora sejam experiências e perspectivas em níveis e áreas diferentes, com um aumento da produtividade variando entre 33% e 50% entre os times estudados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.