Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31669
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FlaviaCondeFreitasSilva_tcc.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelos de negócios sustentáveis : um estudo do mercado da moda
Autor(es): Silva, Flávia Condé Freitas e
Orientador(es): Nascimento Júnior, Antônio
Assunto: Moda - sustentabilidade
Sustentabilidade
Negócios
Impacto ambiental
Responsabilidade social da empresa
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 12-Ago-2022
Referência: SILVA, Flávia Condé Freitas e. Modelos de negócios sustentáveis: um estudo do mercado da moda. 2022. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O mercado da moda no mundo, pós industrialização, tem praticado um modelo hegemônico voltado para a moda rápida, o Fast Fashion. Em contrapartida, existe uma preocupação dentre os novos debates e políticas mundiais de que este modelo não se sustenta ao longo prazo se práticas sustentáveis não forem adotadas, principalmente por conta dos problemas ambientais e climáticos que estamos vivenciando. Considerando a problemática da sustentabilidade no mundo e no Brasil dentro do mercado da moda e suas consequências ao meio ambiente, o objetivo deste trabalho é analisar sob a ótica da sustentabilidade o atual modelo de negócios do mercado da moda e as tendências e perspectivas da moda sustentável para o futuro. Ainda, o trabalho visa esclarecer os impactos ambientais causados nessa indústria e a relevância deste assunto com relação ao bem-estar e à saúde da nossa sociedade na atualidade e no futuro, e claro, como as empresas e as pessoas em todo mundo podem contribuir positivamente neste processo, considerando impactos tão negativos que são causados diariamente por conta do nosso modelo de consumo. Serão apresentadas as principais etapas do processo de produção têxtil, e seus impactos ambientais e sociais; as principais fibras mais utilizadas no mundo e suas alternativas sustentáveis; os pilares da sustentabilidade e por fim o panorama mundial e brasileiro deste mercado, práticas atuais e práticas sustentáveis para o futuro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.