Título: | Influência dinâmica de estratégias de mídia digital orientadas a usuários no desempenho de site |
Autor(es): | Nunes, Gabriel de Sousa Valente |
Orientador(es): | Porto, Rafael Barreiros |
Assunto: | Mídia digital Marketing digital Estratégias empresariais Sites da Web |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 12-Ago-2022 |
Referência: | NUNES, Gabriel de Sousa Valente. Influência dinâmica de estratégias de mídia digital orientadas a usuários no desempenho de site. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O marketing tem nas últimas décadas caminhado para consolidação de
estratégias de mídia em ambiente digital. Junto com essa consolidação, o uso de web
analytics tem fornecido diversos indicadores relevantes para a detecção de efetividade
e monitoramento dessas estratégias no desempenho de sítios eletrônicos. Essa
efetividade pode ocorrer de forma imediata ou ao longo de dias e se dissipar. O
trabalho investigou a influência dinâmica das estratégias em mídia digital orientadas
a usuários nos resultados de desempenho de páginas de um site. Para isso, foi
realizada uma pesquisa quase-experimental a partir dos dados obtido pelas
ferramentas de web analytics, sendo observadas quatro variáveis independentes
(denominadas como estratégias em mídia digital), sendo elas o envio de comunicação
por e-mail, uso de campanhas pagas de Search, uso de campanhas pagas de Display
e o investimento em campanhas pagas de Search e Display. O estudo possui quatro
variáveis dependentes (denominadas como as métricas de desempenho do site)
sendo elas a taxa de aceitação de acessos interativos, percentual de usuários
recorrentes, percentual de novos usuários e a profundidade de navegação sendo
analisada as relações entre elas por meio da metodologia de transferência de função.
Os resultados do presente trabalho demonstram que campanhas pagas de Search e
Display dedicadas na atração de novos usuários tendem a promover uma navegação
com menos acessos interativos e menor profundidade de navegação, promovidos no
mesmo dia em que a estratégia é executada e sem perdurar por mais dias nas páginas
de produtos. Além disso, demostra que estratégias de uso de campanhas pagas de
Search e Display utilizadas de forma conjunta possuem efeitos diferentes em páginas
de produto e institucional, e que mesmo em páginas de produto o efeito é único para
cada produto. Outro ponto observado é que para maioria das estratégias o efeito
acontece no mesmo dia e dura apenas o dia corrente, com exceção do investimento
em canais de aquisição para o percentual de novos usuários e usuários recorrentes
da página institucional que apresenta o efeito uma semana após a execução da
estratégia, porém perdura apenas no dia corrente. Dessa forma, o estudo promoveu
o desenvolvimento acadêmico a respeito de um tema que ainda é recente e apoia
gestores de marketing a predizer possíveis resultados dinâmicos de estratégias de
mídias digitais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
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