Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31665
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielDeSousaValenteNunes_tcc.pdf986,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência dinâmica de estratégias de mídia digital orientadas a usuários no desempenho de site
Autor(es): Nunes, Gabriel de Sousa Valente
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Mídia digital
Marketing digital
Estratégias empresariais
Sites da Web
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 12-Ago-2022
Referência: NUNES, Gabriel de Sousa Valente. Influência dinâmica de estratégias de mídia digital orientadas a usuários no desempenho de site. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O marketing tem nas últimas décadas caminhado para consolidação de estratégias de mídia em ambiente digital. Junto com essa consolidação, o uso de web analytics tem fornecido diversos indicadores relevantes para a detecção de efetividade e monitoramento dessas estratégias no desempenho de sítios eletrônicos. Essa efetividade pode ocorrer de forma imediata ou ao longo de dias e se dissipar. O trabalho investigou a influência dinâmica das estratégias em mídia digital orientadas a usuários nos resultados de desempenho de páginas de um site. Para isso, foi realizada uma pesquisa quase-experimental a partir dos dados obtido pelas ferramentas de web analytics, sendo observadas quatro variáveis independentes (denominadas como estratégias em mídia digital), sendo elas o envio de comunicação por e-mail, uso de campanhas pagas de Search, uso de campanhas pagas de Display e o investimento em campanhas pagas de Search e Display. O estudo possui quatro variáveis dependentes (denominadas como as métricas de desempenho do site) sendo elas a taxa de aceitação de acessos interativos, percentual de usuários recorrentes, percentual de novos usuários e a profundidade de navegação sendo analisada as relações entre elas por meio da metodologia de transferência de função. Os resultados do presente trabalho demonstram que campanhas pagas de Search e Display dedicadas na atração de novos usuários tendem a promover uma navegação com menos acessos interativos e menor profundidade de navegação, promovidos no mesmo dia em que a estratégia é executada e sem perdurar por mais dias nas páginas de produtos. Além disso, demostra que estratégias de uso de campanhas pagas de Search e Display utilizadas de forma conjunta possuem efeitos diferentes em páginas de produto e institucional, e que mesmo em páginas de produto o efeito é único para cada produto. Outro ponto observado é que para maioria das estratégias o efeito acontece no mesmo dia e dura apenas o dia corrente, com exceção do investimento em canais de aquisição para o percentual de novos usuários e usuários recorrentes da página institucional que apresenta o efeito uma semana após a execução da estratégia, porém perdura apenas no dia corrente. Dessa forma, o estudo promoveu o desenvolvimento acadêmico a respeito de um tema que ainda é recente e apoia gestores de marketing a predizer possíveis resultados dinâmicos de estratégias de mídias digitais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.