Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/31663
Título: | Além das aparências : um estudo experimental sobre a intenção de compra de alimentos subótimos |
Autor(es): | Souza, Geovana Moura de |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Alimentos subótimos Alimentos - perdas e desperdícios Comportamento do consumidor Sustentabilidade |
Data de apresentação: | 3-Mai-2022 |
Data de publicação: | 12-Ago-2022 |
Referência: | SOUZA, Geovana Moura de. Além das aparências: um estudo experimental sobre a intenção de compra de alimentos subótimos. 2022. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O desperdício de alimentos é um tema mundial que deve ser mais explorado na
contemporaneidade. Sabe-se que uma das formas de controlar o desperdício de alimentos é por
meio do consumo de alimentos subótimos. Alimentos que não possuem aspectos dentro de
determinados padrões de estética e qualidade são excluídos da cadeia de abastecimento de
alimentos e de muitos domicílios. Dada a lacuna de estudo sobre alimentos subótimos no
contexto brasileiro, o presente estudo teve como objetivo identificar a influência de diferentes
tipos de apelos publicitários e de subotimalidades de alimentos na intenção de compra dos
consumidores. Para isso, foi conduzido um experimento online, em que as variáveis
manipuladas foram cenários com e sem apelos, tipo de subotimalidade e tipos de apelos e a
variável dependente foi a intenção de compra. No total, obteve-se 496 respondentes. A análise
dos dados foi feita através da Análise de Covariância (ANCOVA). Os resultados revelaram que
o apelo ao preço possui influência positiva na promoção de alimentos subótimos e que os
alimentos com imperfeição estética possuíram maior intenção de compra dentre as
subotimalidades. Além disso, o grau de intenção de compra da subotimalidade de embalagem
aumentou e da subotimalidade de data de validade diminuiu, depois que os apelos foram
apresentados. Por fim, o estudo sugere estudos futuros a respeito dos possíveis motivos pelos
quais o apelo à sustentabilidade gerou uma diminuição na intenção de compra. Em síntese, o
trabalho contribui para o aprofundamento do estudo sobre alimentos subótimos e sobre intenção
de compra de alimentos e para a curadoria de pesquisa no contexto brasileiro. Além disso, a
utilização do apelo ao preço pode se torna benéfico para pequenos varejistas, produtos locais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.