Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GeovanaMouraDeSouza_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWatanabe, Eluiza Alberto de Morais-
dc.contributor.authorSouza, Geovana Moura de-
dc.identifier.citationSOUZA, Geovana Moura de. Além das aparências: um estudo experimental sobre a intenção de compra de alimentos subótimos. 2022. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO desperdício de alimentos é um tema mundial que deve ser mais explorado na contemporaneidade. Sabe-se que uma das formas de controlar o desperdício de alimentos é por meio do consumo de alimentos subótimos. Alimentos que não possuem aspectos dentro de determinados padrões de estética e qualidade são excluídos da cadeia de abastecimento de alimentos e de muitos domicílios. Dada a lacuna de estudo sobre alimentos subótimos no contexto brasileiro, o presente estudo teve como objetivo identificar a influência de diferentes tipos de apelos publicitários e de subotimalidades de alimentos na intenção de compra dos consumidores. Para isso, foi conduzido um experimento online, em que as variáveis manipuladas foram cenários com e sem apelos, tipo de subotimalidade e tipos de apelos e a variável dependente foi a intenção de compra. No total, obteve-se 496 respondentes. A análise dos dados foi feita através da Análise de Covariância (ANCOVA). Os resultados revelaram que o apelo ao preço possui influência positiva na promoção de alimentos subótimos e que os alimentos com imperfeição estética possuíram maior intenção de compra dentre as subotimalidades. Além disso, o grau de intenção de compra da subotimalidade de embalagem aumentou e da subotimalidade de data de validade diminuiu, depois que os apelos foram apresentados. Por fim, o estudo sugere estudos futuros a respeito dos possíveis motivos pelos quais o apelo à sustentabilidade gerou uma diminuição na intenção de compra. Em síntese, o trabalho contribui para o aprofundamento do estudo sobre alimentos subótimos e sobre intenção de compra de alimentos e para a curadoria de pesquisa no contexto brasileiro. Além disso, a utilização do apelo ao preço pode se torna benéfico para pequenos varejistas, produtos locais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlimentos subótimospt_BR
dc.subject.keywordAlimentos - perdas e desperdíciospt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.titleAlém das aparências : um estudo experimental sobre a intenção de compra de alimentos subótimospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-12T12:54:21Z-
dc.date.available2022-08-12T12:54:21Z-
dc.date.submitted2022-05-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31663-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.