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2022_LuizaAlvesBorgesGalvao_tcc.pdf | 378,54 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Diversidade LGBTQIA+ nas organizações : um estudo entre estudantes de Administração |
Autor(es): | Galvão, Luiza Alves Borges |
Orientador(es): | Siqueira, Marcus Vinícius Soares |
Assunto: | LGBTQIAP+ Diversidade no local de trabalho Gênero - relações |
Data de apresentação: | 2-Mai-2022 |
Data de publicação: | 11-Ago-2022 |
Referência: | GALVÃO, Luiza Alves Borges. Diversidade LGBTQIA+ nas organizações: um estudo entre estudantes de Administração. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Em de uma sociedade heteronormativa como a brasileira, os preconceitos, discriminações e lgbtfobia são enraizados. E não é diferente nas organizações. Apesar disso, muitos estudos têm sido desenvolvidos sobre as vivências LGBTQIA+ nas organizações e também sobre a gestão da diversidade. Assim, é importante entender como tornar as organizações mais abertas às diferenças para aquele que se difere das normas pré-estabelecidas dentro da heteronormatividade, o sujeito queer. A proposta queer é tornar as instituições mais familiarizadas à diversidade, bem como ao processo que define o outro e o eu, e assim, desarraigar a heteronormatividade. Esse estudo visou avaliar o grau de importância dada por alunos LGBTQIA+ ao papel do ensino nas escolas de gestão para a sua integração, e da comunidade como um todo, nas organizações e no mercado de trabalho. Como resultado, os estudantes que participaram do estudo acreditam que o ensino da Administração deve se atentar mais para a diversidade LGBTQIA+, tendo em vista que as escolas de gestão estão formando os profissionais do futuro. A partir dos dados levantados, é possível concluir que os participantes percebem existir margem ao aperfeiçoamento dentro da escola pesquisada, e, a partir de sugestões, foram desenvolvidas algumas propostas de medidas para a queerização das escolas de gestão tais como: a inclusão de matérias de diversidade na grade curricular de forma obrigatória; a iniciativa do departamento de estar abordando e divulgando essa temática, por meio de debates públicos; e abordagem da temática em eventos como a semana universitária, em palestras e rodas de conversa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Administração |
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