Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuizaAlvesBorgesGalvao_tcc.pdf378,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diversidade LGBTQIA+ nas organizações : um estudo entre estudantes de Administração
Autor(es): Galvão, Luiza Alves Borges
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: LGBTQIAP+
Diversidade no local de trabalho
Gênero - relações
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 11-Ago-2022
Referência: GALVÃO, Luiza Alves Borges. Diversidade LGBTQIA+ nas organizações: um estudo entre estudantes de Administração. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Em de uma sociedade heteronormativa como a brasileira, os preconceitos, discriminações e lgbtfobia são enraizados. E não é diferente nas organizações. Apesar disso, muitos estudos têm sido desenvolvidos sobre as vivências LGBTQIA+ nas organizações e também sobre a gestão da diversidade. Assim, é importante entender como tornar as organizações mais abertas às diferenças para aquele que se difere das normas pré-estabelecidas dentro da heteronormatividade, o sujeito queer. A proposta queer é tornar as instituições mais familiarizadas à diversidade, bem como ao processo que define o outro e o eu, e assim, desarraigar a heteronormatividade. Esse estudo visou avaliar o grau de importância dada por alunos LGBTQIA+ ao papel do ensino nas escolas de gestão para a sua integração, e da comunidade como um todo, nas organizações e no mercado de trabalho. Como resultado, os estudantes que participaram do estudo acreditam que o ensino da Administração deve se atentar mais para a diversidade LGBTQIA+, tendo em vista que as escolas de gestão estão formando os profissionais do futuro. A partir dos dados levantados, é possível concluir que os participantes percebem existir margem ao aperfeiçoamento dentro da escola pesquisada, e, a partir de sugestões, foram desenvolvidas algumas propostas de medidas para a queerização das escolas de gestão tais como: a inclusão de matérias de diversidade na grade curricular de forma obrigatória; a iniciativa do departamento de estar abordando e divulgando essa temática, por meio de debates públicos; e abordagem da temática em eventos como a semana universitária, em palestras e rodas de conversa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.