Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Marcus Vinícius Soares | - |
dc.contributor.author | Galvão, Luiza Alves Borges | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Luiza Alves Borges. Diversidade LGBTQIA+ nas organizações: um estudo entre estudantes de Administração. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em de uma sociedade heteronormativa como a brasileira, os preconceitos, discriminações e
lgbtfobia são enraizados. E não é diferente nas organizações. Apesar disso, muitos estudos
têm sido desenvolvidos sobre as vivências LGBTQIA+ nas organizações e também sobre a
gestão da diversidade. Assim, é importante entender como tornar as organizações mais abertas
às diferenças para aquele que se difere das normas pré-estabelecidas dentro da
heteronormatividade, o sujeito queer. A proposta queer é tornar as instituições mais
familiarizadas à diversidade, bem como ao processo que define o outro e o eu, e assim,
desarraigar a heteronormatividade. Esse estudo visou avaliar o grau de importância dada por
alunos LGBTQIA+ ao papel do ensino nas escolas de gestão para a sua integração, e da
comunidade como um todo, nas organizações e no mercado de trabalho. Como resultado, os
estudantes que participaram do estudo acreditam que o ensino da Administração deve se
atentar mais para a diversidade LGBTQIA+, tendo em vista que as escolas de gestão estão
formando os profissionais do futuro. A partir dos dados levantados, é possível concluir que os
participantes percebem existir margem ao aperfeiçoamento dentro da escola pesquisada, e, a
partir de sugestões, foram desenvolvidas algumas propostas de medidas para a queerização
das escolas de gestão tais como: a inclusão de matérias de diversidade na grade curricular de
forma obrigatória; a iniciativa do departamento de estar abordando e divulgando essa
temática, por meio de debates públicos; e abordagem da temática em eventos como a semana
universitária, em palestras e rodas de conversa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade no local de trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - relações | pt_BR |
dc.title | Diversidade LGBTQIA+ nas organizações : um estudo entre estudantes de Administração | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T12:30:25Z | - |
dc.date.available | 2022-08-11T12:30:25Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-02 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31653 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|