Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LiamDeAlmeidaFontes_tcc.pdf872,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo do alinhamento de planos plurianuais de governos estaduais e distrital do quadriênio 2020-2023 às metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12
Autor(es): Fontes, Liam de Almeida
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Agenda 2030
Políticas públicas
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 11-Ago-2022
Referência: FONTES, Liam de Almeida. Um estudo do alinhamento de planos plurianuais de governos estaduais e distrital do quadriênio 2020-2023 às metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar o grau de alinhamento de planos plurianuais de governos estaduais e distrital do quadriênio 2020-2023 aos indicadores baseados nas metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 - ODS 12. Este estudo é descritivo, com abordagens qualitativa e quantitativa. A amostra não probabilística é composta por 27 unidades federativas – UFs, abrangendo 26 estados e o Distrito Federal. Coletaram-se os Planos Plurianuais dessas UFs, correspondentes ao quadriênio 2020 a 2023. O tratamento dos dados empregou análise de conteúdo dos PPAs, permitindo a apuração do grau de alinhamento com base em 13 indicadores associados às 11 metas do ODS 12 relativas ao consumo e à produção responsáveis. Complementaram-se as análises com uso da estatística descritiva e inferencial, adotando-se os testes Binomial, Shapiro-Wilk, Qui-Quadrado e Coeficiente de Correlação de Spearman. Após o exame de 351 indicadores na documentação dos PPAs das UFs, os principais resultados indicaram percentual de presença dos indicadores de 44,73%. A distribuição desse percentual não foi uniforme entre os indicadores, com predomínio de presença para três indicadores e de ausência para cinco indicadores. Não houve diferenças significativas nos percentuais de presença dos referidos indicadores quando agrupados por regiões geográficas das UFs. Em complemento, a correlação não foi significativa entre o percentual de presença dos indicadores e o rendimento domiciliar per capita das UFs. Este estudo buscou contribuir para entender o alinhamento das diretrizes contidas em PPAs às metas de objetivos de desenvolvimento sustentável divulgadas por meio da Agenda 2030 pelas Organizações das Nações Unidas – ONU, trazendo reflexões sobre a evidenciação de iniciativas a respeito do desenvolvimento sustentável no setor público estadual e distrital no País.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.