Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31648
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasDeSousaSantos_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Principais fatores determinantes na compra de SUVs compactos no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Lucas de Sousa
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Automóveis
Decisão de compra
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 11-Ago-2022
Referência: SANTOS, Lucas de Sousa. Principais fatores determinantes na compra de SUVs compactos no Distrito Federal. 2022. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: À medida que novas tendências levam a um novo comportamento de consumo no mercado automotivo, entender as necessidades e desejos de consumo é essencial para os players de mercado que compõem esse setor, que figura entre os mais importantes das economias globais. O objetivo deste trabalho foi o de identificar quais os principais fatores no processo decisório de compra dos consumidores de SUVs compactos no Distrito Federal, haja vista o crescimento considerável desse subsegmento em participação de mercado, tendendo a uma possível popularização não somente naquela unidade federativa, mas também nacionalmente. Os fatores considerados para o estudo foram pautados nos atributos dos modelos desse subsegmento, além da análise de aspectos ligados à mobilidade sustentável, dado seu impacto ambiental e, por fim, os valores humanos que constituem a personalidade do consumidor desse veículo. O levantamento se deu por meio de uma pesquisa de campo, do tipo survey, aplicada por meio de plataformas digitais. Foram realizadas análise descritiva de dados de 200 respondentes, com o teste de hipótese qui-quadrado de aderência, e também análise de correlações. Os consumidores desses veículos os associam ao conforto e, majoritariamente, a segurança. Um comportamento contraditório com relação aos aspectos sustentáveis pôde ser verificado, já que os consumidores apontaram preocupação com as mudanças climáticas que são sentidas, contudo, mostram-se indiferentes quanto à aquisição de modelos de menor impacto ambiental na decisão de compra. Todavia, uma perspectiva de mudança de comportamento futuro nesse sentido pode ser observada, já que, na possibilidade de uma troca de veículo, passarão a considerar modelos de menor impacto. Desse modo, o trabalho pode contribuir tanto com os entes regulatórios na definição de políticas e normas de mobilidade sustentável quanto, principalmente, com os players do setor automobilístico que possuem em sua linha de produtos veículos desse segmento, no sentido de obter vantagem competitiva baseada no comportamento do consumidor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.