Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Amélia de Paula | - |
dc.contributor.author | Santos, Lucas de Sousa | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lucas de Sousa. Principais fatores determinantes na compra de SUVs compactos no Distrito Federal. 2022. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | À medida que novas tendências levam a um novo comportamento de consumo no
mercado automotivo, entender as necessidades e desejos de consumo é essencial para os players
de mercado que compõem esse setor, que figura entre os mais importantes das economias
globais. O objetivo deste trabalho foi o de identificar quais os principais fatores no processo
decisório de compra dos consumidores de SUVs compactos no Distrito Federal, haja vista o
crescimento considerável desse subsegmento em participação de mercado, tendendo a uma
possível popularização não somente naquela unidade federativa, mas também nacionalmente.
Os fatores considerados para o estudo foram pautados nos atributos dos modelos desse
subsegmento, além da análise de aspectos ligados à mobilidade sustentável, dado seu impacto
ambiental e, por fim, os valores humanos que constituem a personalidade do consumidor desse
veículo. O levantamento se deu por meio de uma pesquisa de campo, do tipo survey, aplicada
por meio de plataformas digitais. Foram realizadas análise descritiva de dados de 200
respondentes, com o teste de hipótese qui-quadrado de aderência, e também análise de
correlações. Os consumidores desses veículos os associam ao conforto e, majoritariamente, a
segurança. Um comportamento contraditório com relação aos aspectos sustentáveis pôde ser
verificado, já que os consumidores apontaram preocupação com as mudanças climáticas que
são sentidas, contudo, mostram-se indiferentes quanto à aquisição de modelos de menor
impacto ambiental na decisão de compra. Todavia, uma perspectiva de mudança de
comportamento futuro nesse sentido pode ser observada, já que, na possibilidade de uma troca
de veículo, passarão a considerar modelos de menor impacto. Desse modo, o trabalho pode
contribuir tanto com os entes regulatórios na definição de políticas e normas de mobilidade
sustentável quanto, principalmente, com os players do setor automobilístico que possuem em
sua linha de produtos veículos desse segmento, no sentido de obter vantagem competitiva
baseada no comportamento do consumidor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decisão de compra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Principais fatores determinantes na compra de SUVs compactos no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T11:42:07Z | - |
dc.date.available | 2022-08-11T11:42:07Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31648 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|