Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31646
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LaisOkaPrado_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : a percepção de funcionários de uma empresa aparista
Autor(es): Prado, Lais Oka
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Bem-estar no trabalho
Satisfação no trabalho
Trabalho - aspectos psicológicos
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 11-Ago-2022
Referência: PRADO, Lais Oka. Qualidade de vida no trabalho: a percepção de funcionários de uma empresa aparista. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de uma amostra de funcionários de uma empresa aparista, a qual trabalha com a coleta, a triagem e a venda de materiais recicláveis. A abordagem utilizada foi a preventiva, de viés contra hegemônico, que atua sobre as causas que comprometem a QVT. Esta abordagem se diferencia das abordagens hegemônicas de QVT, pois a variável de ajuste deixa de ser o indivíduo e passam a ser os aspectos do contexto organizacional que originam o mal-estar nos trabalhadores. A pesquisa foi empírica, descritiva, possuindo como procedimento o survey, auto aplicável, com um recorte transversal e dados de natureza quantitativa. O instrumento utilizado foi uma adaptação da parte quantitativa do Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), possuindo 61 itens para serem respondidos com base em uma escala do tipo Likert de 1 a 10. Os itens estavam agrupados em cinco fatores, que servem para avaliar a QVT, são estes: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socioprofissionais no Trabalho, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho-Vida Social. A amostra de participantes da pesquisa foi de 46 funcionários da empresa Ripel Reciclagem. A partir da análise dos resultados descritivos, em conjunto com uma adaptação da cartografia psicométrica relacionada à abordagem de referência, tem- se que: o fator Organização do trabalho, com média 5,56 (DP = 1,12) percebido como estando na zona de transição, o que significa um alerta para a empresa, no sentido de que a QVT dos trabalhadores pode estar em risco; as Condições de Trabalho (média = 7,63; DP = 1,16),as Relações Socioprofissionais no Trabalho (média = 8,06; DP = 0,93), o Reconhecimento e o Crescimento Profissional (média = 7,84; DP = 1,27) e o Elo Trabalho-Vida Social (média = 8,37; DP = 0,82) sendo percebidos como fatores que promovem um bem-estar dominante no trabalho, o que significa uma tendência à promoção da saúde do trabalhadores. Ao final, os limites da pesquisa são discutidos e é apresentada uma agenda de pesquisa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.