Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31632
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PauloRobertoDeCarvalhoJunior_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Integração da cadeia de suprimentos : oportunidades e entraves para os pequenos empreendedores do setor de hotelaria na Chapada dos Veadeiros
Autor(es): Carvalho Junior, Paulo Roberto de
Orientador(es): Reis, Silvia Araújo dos
Assunto: Chapada dos Veadeiros (GO)
Hotelaria
Vantagem competitiva
Empreendedorismo
Cadeia de suprimentos
Data de apresentação: 27-Abr-2022
Data de publicação: 10-Ago-2022
Referência: CARVALHO JUNIOR, Paulo Roberto de. Integração da cadeia de suprimentos: oportunidades e entraves para os pequenos empreendedores do setor de hotelaria na Chapada dos Veadeiros. 2022. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A integração da cadeia de suprimentos, conforme consta na literatura, pode originar vantagens competitivas para todos os participantes, mostrando-se uma importante estratégia para as empresas, principalmente na diminuição de custos, assertividade nas previsões, ressuprimento eficiente, e melhoria no nível de serviço. Para tal, há alguns métodos colaborativos disponíveis para aplicação dessa integração. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo de pesquisa identificar, para os pequenos empreendedores do setor de hotelaria na região da Chapada dos Veadeiro, as oportunidades e os entraves da integração da cadeia de suprimentos. Assim sendo, foi realizada uma revisão da literatura para conhecimento dos métodos colaborativos e os escolhidos foram Quick Response, Continuous Replenishment, Efficient Consumer Response, Vendor Managed Inventory, e Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment. Ademais, foram realizadas 3 entrevistas com gestores de empreendimentos de hotelaria na Chapada dos Veadeiros, coletando informações sobre estrutura, relacionamento e integração de suas cadeias de suprimentos. Com os métodos encontrados na literatura, somados às informações obtidas nas entrevistas, aplicou-se um caso de estudo numa empresa fictícia também no setor de hotelaria, na região rural da Chapada dos Veadeiros. Como resultados, foi possível analisar a cadeia de suprimentos para essa empresa e propor aplicação de alguns métodos na sua integração, além de identificar as vantagens e as desvantagens, para os pequenos empreendedores do setor de hotelaria na região, na sua utilização. Por fim, além dos resultados obtidos, outras empresas de hotelaria da região podem utilizar esses resultados para gerenciar suas cadeias de suprimentos e buscar adquirir vantagens competitivas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.