Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisaBoudensRocha_tcc.pdf952,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As percepções dos indivíduos acerca das relações entre a criatividade e o desenvolvimento da carreira
Autor(es): Rocha, Luísa Boudens
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Criatividade no trabalho
Carreiras - planejamento
Competências individuais
Data de apresentação: 27-Abr-2022
Data de publicação: 10-Ago-2022
Referência: ROCHA, Luísa Boudens. As percepções dos indivíduos acerca das relações entre a criatividade e o desenvolvimento da carreira. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) —Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O intuito desta pesquisa é explorar as relações entre a criatividade e o desenvolvimento da carreira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa por meio da aplicação de um questionário online e, ao todo, foram obtidas 109 respostas válidas. Cerca de 50% dos participantes são do campo da Administração e atua como estagiário ou não trabalha, quase 85% possuem de 18 a 30 anos e 64,2% têm até 5 anos de experiência no mercado de trabalho. Os resultados mostram que a relação entre esses dois temas é positiva, de modo que a criatividade contribui para o desenvolvimento da carreira. Em relação a essa contribuição, as características do indivíduo criativo que obtiveram maior relevância foram a autonomia e a curiosidade. Ademais, a criatividade teve um maior destaque para o desenvolvimento da habilidade de aprender a aprender, da adaptabilidade e de múltiplas competências. Quanto ao grau de importância da criatividade, os participantes a consideram significante para a carreira e o futuro de modo geral e pretendem desenvolvê-la nos próximos anos. Dessa forma, o presente trabalho colabora tanto para a literatura de carreira como a de criatividade, principalmente por inovar ao abordar a união entre esses dois temas. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras expandam a população analisada para além de profissionais e estudantes da Administração, que tenham idade superior a 30 anos e que possuam maior experiência no mercado de trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.