Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31623
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroHenriqueBatistaSantos_tcc.pdf6,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relacionamento com clientes no e-commerce : adaptação transcultural de um modelo de mensuração e aplicação prática
Autor(es): Santos, Pedro Henrique Batista
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Marketing de relacionamento
E-commerce
Clientes - relacionamento
Data de apresentação: 29-Abr-2022
Data de publicação: 10-Ago-2022
Referência: SANTOS, Pedro Henrique Batista. Relacionamento com clientes no e-commerce: adaptação transcultural de um modelo de mensuração e aplicação prática. 2022. 146 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Dentro da pesquisa acadêmica em marketing, uma vertente em ascensão é o desenvolvimento de instrumentos capazes de medir o relacionamento com os clientes de um determinado segmento. Assim, encontrou-se uma lacuna pela inexistência dessa escala de relacionamento com e-commerce adaptada ao contexto brasileiro, a qual se tornou objetivo deste trabalho. A ferramenta utilizada como base foi a escala desenvolvida por Alnawas e Al Khateeb (2022), adaptada usando a metodologia proposta por Borsa, Damásio e Bandeira (2012). A partir disso, esta pesquisa é construída, caracterizada pelo seu formato multimétodo, além de ser descritiva, ter seu recorte temporal transversal e fazer uso da estratégia de triangulação. Ela foi estruturada em duas revisões sistemáticas de literatura, uma sobre e- commerce, e outra sobre marketing de relacionamento, e as etapas de tradução, análise de juízes, análise semântica, pré-teste e aplicação da escala em uma amostra de 212 participantes. A escala, na sua versão adaptada, contou com 40 itens para avaliar o relacionamento com clientes de e-commerce e 1 item para avaliar a pontuação NPS, e foi utilizada para uma análise estatística descritiva. Essa realçou pontos críticos sobre as marcas de e-commerce brasileiro em geral, como a percepção negativa sobre ações socioambientais e alinhamento com exigências da Lei Geral de Proteção de Dados. Marcas como Amazon, Mercado Livre e Lojas Americanas foram as mais citadas no estudo, também realçando possíveis diferenciais competitivos dos websites de cada uma delas, como o processo de finalização de compra, a grande variedade de produtos de interesse, e a facilidade de encontrar produtos, respectivamente. Em síntese, o objetivo da pesquisa foi alcançado, gerando não só uma ferramenta diagnóstica para o mercado, mas uma contribuição para a evolução dos conceitos de marketing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.