Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fiuza, Gisela Demo | - |
dc.contributor.author | Santos, Pedro Henrique Batista | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Pedro Henrique Batista. Relacionamento com clientes no e-commerce: adaptação transcultural de um modelo de mensuração e aplicação prática. 2022. 146 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dentro da pesquisa acadêmica em marketing, uma vertente em ascensão é o
desenvolvimento de instrumentos capazes de medir o relacionamento com os clientes de um
determinado segmento. Assim, encontrou-se uma lacuna pela inexistência dessa escala de
relacionamento com e-commerce adaptada ao contexto brasileiro, a qual se tornou objetivo
deste trabalho. A ferramenta utilizada como base foi a escala desenvolvida por Alnawas e Al
Khateeb (2022), adaptada usando a metodologia proposta por Borsa, Damásio e Bandeira
(2012). A partir disso, esta pesquisa é construída, caracterizada pelo seu formato multimétodo,
além de ser descritiva, ter seu recorte temporal transversal e fazer uso da estratégia de
triangulação. Ela foi estruturada em duas revisões sistemáticas de literatura, uma sobre e-
commerce, e outra sobre marketing de relacionamento, e as etapas de tradução, análise de
juízes, análise semântica, pré-teste e aplicação da escala em uma amostra de 212 participantes.
A escala, na sua versão adaptada, contou com 40 itens para avaliar o relacionamento com
clientes de e-commerce e 1 item para avaliar a pontuação NPS, e foi utilizada para uma análise
estatística descritiva. Essa realçou pontos críticos sobre as marcas de e-commerce brasileiro em
geral, como a percepção negativa sobre ações socioambientais e alinhamento com exigências
da Lei Geral de Proteção de Dados. Marcas como Amazon, Mercado Livre e Lojas Americanas
foram as mais citadas no estudo, também realçando possíveis diferenciais competitivos dos
websites de cada uma delas, como o processo de finalização de compra, a grande variedade de
produtos de interesse, e a facilidade de encontrar produtos, respectivamente. Em síntese, o
objetivo da pesquisa foi alcançado, gerando não só uma ferramenta diagnóstica para o mercado,
mas uma contribuição para a evolução dos conceitos de marketing. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing de relacionamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | E-commerce | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clientes - relacionamento | pt_BR |
dc.title | Relacionamento com clientes no e-commerce : adaptação transcultural de um modelo de mensuração e aplicação prática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T14:05:39Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10T14:05:39Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31623 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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