Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MatheusDaSilvaSoares_tcc.pdf971,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : a percepção de trabalhadores em regime de teletrabalho
Autor(es): Soares, Matheus da Silva
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Trabalho - sofrimento
Trabalho remoto
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 10-Ago-2022
Referência: SOARES, Matheus da Silva. Qualidade de vida no trabalho: a percepção de trabalhadores em regime de teletrabalho. 2022. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa se propôs a analisar a percepção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de uma amostra de trabalhadores que desenvolvem suas atividades profissionais remotamente em empresas do Distrito Federal. A QVT é um dos principais tópicos de investigação no campo da Gestão de Pessoas em Administração, especialmente em razão dos efeitos que a Reestruturação Produtiva ora em curso nas organizações, tem sobre a saúde física e mental dos trabalhadores e, em consequência, sobre a produtividade organizacional. O teletrabalho é um exemplo de modelo de trabalho derivado da flexibilização da produção que vem ocorrendo no mundo das organizações, pelo menos, ao longo das últimas 5 décadas. Neste contexto, é necessário investigar como esta modalidade laboral pode impactar na percepção de QVT dos trabalhadores. A presente pesquisa, é empírica, descritiva, transversal e quantitativa. Os dados foram obtidos com a aplicação do Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), por meio de um survey auto aplicável, portanto, são de origem primária. O tratamento dos dados se deu por meio de estatística descritiva. Em termos de resultados, foi possível identificar que, em relação à percepção global de QVT, os participantes expressam bem-estar dominante, o que pode ser considerado um resultado satisfatório. Todavia, em termos críticos, alguns fatores como a Organização do Trabalho e o Reconhecimento e Crescimento Profissional apresentaram resultados abaixo da média entre os fatores que afetam a percepção de QVT, indicando que tais aspectos precisam ser aprimorados no contexto de trabalho remoto. Ao final, são apresentadas possibilidades de intervenção e sugestões de pesquisas futuras baseadas na abordagem preventiva de QVT.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.