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Título: Organização do espaço da aprendizagem : entre a motivação e limites
Autor(es): Amorim, Adelaide Ebo Pires
Orientador(es): Ribeiro, Álvaro Sebastião Teixeira
Assunto: Educação integral
Aprendizagem
Motivação na educação
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 19-Mar-2012
Referência: AMORIM, Adelaide Ebo Pires. Organização do espaço da aprendizagem: entre a motivação e limites. 2011. vi, 103 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como premissa a relevância da motivação e dos limites no espaço de aprendizagem escolar uma vez que a escola é onde acontece a construção e reconstrução do conhecimento, construção essa calcada na interação professoraluno, no respeito e na confiança, proposta que vai ao encontro dos objetivos da Educação Integral. O professor como mediador dessa construção de aprendizagem intervém para produzir mudanças, usa de criatividade nessa interação levando em consideração os novos tempos e espaços, a produção própria dos alunos. O fator motivação é muito importante para modificar o comportamento dos alunos em sala de aula, bem como a introdução dos conceitos de limites, de responsabilidades e do respeito entre os alunos para a formação de cidadania na sua comunidade, país e mundo. A forma como os conteúdos são apresentados em sala de aula é um fator muito importante para essa motivação. O relato da vivência pedagógica que sustenta este trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2011, como parte do Programa de Extensão de Ação Contínua no Recanto das Emas, da Universidade de Brasília, proposta multidisciplinar que ocorreu semanalmente na região Administrativa do Recanto das Emas, quadra 510. O presente trabalho está estruturado em memorial, embasamento teórico, experiências em sala de aula, perspectivas profissionais e considerações finais. A prática mostrou como a educação pode ser bem aproveitada a partir de um planejamento bem articulado que teve por objetivo motivar a participação dos alunos nas atividades curriculares e extracurriculares, o que possibilitou alargar novos horizontes e novas posturas, como foi importante sensibilizar os alunos para a necessidade de cumprir as regras na sua pratica diária, consoante o momento, pode-se perceber que contribuiu para aumentar a motivação e a auto-estima o que se traduziu num melhor aproveitamento escolar. Nesse sentido, pode-se considerar que o objetivo da proposta foi alcançado com êxito.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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