Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroRaposoSoaresIdo_tcc.pdf5,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da pandemia nos hábitos alimentares : como os hábitos alimentares do consumidor brasileiro mudaram em relação aos alimentos orgânicos e ultraprocessados durante a pandemia?
Autor(es): Ido, Pedro Raposo Soares
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Alimentos orgânicos
Segurança alimentar
Alimentação saudável
Pandemia
Hábitos alimentares
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 8-Ago-2022
Referência: IDO, Pedro Raposo Soares. Impacto da pandemia nos hábitos alimentares: como os hábitos alimentares do consumidor brasileiro mudaram em relação aos alimentos orgânicos e ultraprocessados durante a pandemia? 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Com o advento da pandemia, percebeu-se uma grande mudança na vida dos brasileiros, tanto por medidas tomadas no Brasil como por consequências da doença em outros países. Um dos fatores que se destaca é o aumento dos níveis de insegurança alimentar no Brasil e no mundo, decorrentes do isolamento social da perda de empregos e dos gaps de assistência social, entre outros motivos. Este contexto motivou a pesquisa para compreender como os hábitos alimentares dos brasileiros mudaram durante essa pandemia. Para isso se utilizou o método de pesquisa exploratória descritiva de caráter quantitativo, foi criado um formulário online, repassado pela técnica bola de neve, obtendo nesse processo 325 respostas. A distribuição das respostas foi analisada com os teste de concentração Qui-quadrado. Os principais resultados foram: houve uma mudança nos hábitos dos brasileiros, com o aumento do consumo de ultraprocessados, maior utilização de aplicativos para pedir comida e mais pessoas cozinhando mais em casa. Os entrevistados relataram também a percepção da crescente insegurança alimentar no Brasil e no mundo. Observou-se que mesmo com o aumento na preocupação com a saúde não houve aumento de consumo de orgânicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.