Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VitoriaCarvalhoRayeNoronha_tcc.pdf1,98 MBAdobe PDFver/abrir
2021_VitoriaCarvalhoRayeNoronha_produto.pdf3,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O guia da mulher na prisão : o direito à informação das mulheres encarceradas no Presídio Feminino Colméia - DF
Autor(es): Noronha, Vitória Carvalho Raye
Orientador(es): Belisário, Katia Maria
Assunto: Mulheres encarceradas
Direitos das mulheres
Sistema penitenciário
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 8-Ago-2022
Referência: NORONHA, Vitória Carvalho Raye. O guia da mulher na prisão: o direito à informação das mulheres encarceradas no Presídio Feminino Colméia - DF. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo facilitar o acesso à informação por parte das mulheres encarceradas no presídio feminino Colmeia, situado no Distrito Federal. A pergunta que orienta a pesquisa é: Como diminuir o abismo informacional quanto aos direitos e deveres de mulheres encarceradas no presídio feminino Colmeia? A metodologia usada consiste em pesquisa bibliográfica com autores de referência em direito penal, linguagem jurídica e comunicação pública e quatro entrevistas em profundidade realizadas com um defensor público e duas psicólogas do presídio Colmeia entre os meses de julho e agosto de 2021 e com uma ex-presidiária no mês de outubro de 2021. Como resultado das entrevistas, foram encontradas divergências de visões entre o defensor público, as duas psicólogas, inclusive entre si, e definitivamente um abismo de perspectiva por alguém que teve a experiência de ser presa evivenciar a cadeia, mesmo que por três meses. Como resultado geral da pesquisa, encontram-se movimentos que lutam pela simplificação da linguagem e entende-se mais a fundo a problemática da dificuldade de acesso à informação, trazendo uma falha estrutural da sociedade em relação ao déficit educacional da população, principalmente a população mais pobre e minorias marginalizadas. O produto a ser produzido é um guia de direitos, deveres, cuidados e contatos importantes para as mulheres encarceradas em linguagem acessível, simples e objetiva, com base nas referências encontradas e de acordo com a validação das respostas das entrevistas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.