Resumo: | A estrutura de capital, análise da espécie de capital utilizado para financiar as operações empresariais, é considerada um dos fatores mais analisados e importantes de uma organização, pois de acordo com a teoria clássica tradicional defendida por Durand, juntamente com a teoria contemporânea do Trade-Off, a existência de um ponto ótimo de endividamento seria capaz de otimizar os ganhos,reduzir custos e gerar benefícios tributários, além de sinalizar para investidores e credores um cenário seguro e rentável. Há, porém, um número reduzido de estudos voltados à realidade do Brasil, cuja economia é passiva de diversos efeitos e taxas financeiras. Desse modo esse trabalho buscou estudar a estrutura de capital do setor concessionário rodoviário federal brasileiro, a fim de identificar quais os principais fatores determinantes do endividamento. A amostra dos estudos constitui se do grupo da 1ª fase da 1ª etapa das concessões federais, por possuir um conjunto de dados maior e também passivo de fiscalização pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) há mais tempo. O grupo é formado por seis empresas, com dados disponíveis para o período dos anos 2005 a 2010. Em função dos fatores apresentados, a amostra de dados torna-se mais consistente e confiável para os estudos apresentados. Foi utilizado o modelo de dados em painel para o tratamento e estudo da amostra, e o conjunto de testes estatísticos para painel como software estatístico Gretl, além do software de planilha eletrônica Excel para a reestruturação dos resultados. A conclusão alcançada foi a identificação de uma relação entre duas variáveis independentes para a dependente y equivalente à da teoria Pecking Order. Entretanto, os coeficientes encontrados foram muito menores do que o esperado, com valores significativos apenas para as variáveis RENT(Rentabilidade) e CRESC (Crescimento), de modo que a amostra apresentou-se insuficiente para se garantir a relevância da função envolvendo todas as variáveis independentes RENT (Rentabilidade), RISK (Risco), SIZE (Tamanho) e CRESC(Crescimento) como fatores de influência do endividamento. |