Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gartner, Ivan Ricardo | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Hugo Leonardo Matos | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Hugo Leonardo Matos. Análise dos fatores determinantes da estrutura de capital: uma avaliação dos financiamentos das concessionárias de rodovias no Brasil. 2011. 48 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Adminsitração, 2011. | en |
dc.description.abstract | A estrutura de capital, análise da espécie de capital utilizado para financiar as operações empresariais, é considerada um dos fatores mais analisados e importantes de uma organização, pois de acordo com a teoria clássica tradicional defendida por Durand, juntamente com a teoria contemporânea do Trade-Off, a existência de um ponto ótimo de endividamento seria capaz de otimizar os ganhos,reduzir custos e gerar benefícios tributários, além de sinalizar para investidores e credores um cenário seguro e rentável. Há, porém, um número reduzido de estudos voltados à realidade do Brasil, cuja economia é passiva de diversos efeitos e taxas financeiras. Desse modo esse trabalho buscou estudar a estrutura de capital do setor concessionário rodoviário federal brasileiro, a fim de identificar quais os principais fatores determinantes do endividamento. A amostra dos estudos constitui se do grupo da 1ª fase da 1ª etapa das concessões federais, por possuir um conjunto de dados maior e também passivo de fiscalização pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) há mais tempo. O grupo é formado por seis empresas, com dados disponíveis para o período dos anos 2005 a 2010. Em função dos fatores apresentados, a amostra de dados torna-se mais consistente e confiável para os estudos apresentados. Foi utilizado o modelo de dados em painel para o tratamento e estudo da amostra, e o conjunto de testes estatísticos para painel como software estatístico Gretl, além do software de planilha eletrônica Excel para a reestruturação dos resultados. A conclusão alcançada foi a identificação de uma relação entre duas variáveis independentes para a dependente y equivalente à da teoria Pecking Order. Entretanto, os coeficientes encontrados foram muito menores do que o esperado, com valores significativos apenas para as variáveis RENT(Rentabilidade) e CRESC (Crescimento), de modo que a amostra apresentou-se insuficiente para se garantir a relevância da função envolvendo todas as variáveis independentes RENT (Rentabilidade), RISK (Risco), SIZE (Tamanho) e CRESC(Crescimento) como fatores de influência do endividamento. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Capital (Economia) | en |
dc.subject.keyword | Dívida pública | en |
dc.subject.keyword | Concessionárias de rodovias | en |
dc.title | Análise dos fatores determinantes da estrutura de capital : uma avaliação dos financiamentos das concessionárias de rodovias no Brasil | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-19T13:05:30Z | - |
dc.date.available | 2012-03-19T13:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-19T13:05:30Z | - |
dc.date.submitted | 2011-07-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3158 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.3158 | - |
Aparece na Coleção: | Administração
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